https://www.revistas.ufg.br/ci/issue/feed Comunicação & Informação 2021-07-14T00:00:00-03:00 Prof. Dr. Douglas Farias Cordeiro revista.ppgcom@ufg.br Open Journal Systems <p>A Comunicação &amp; Informação abrange várias temáticas, como mídia e processos culturais, cidadania, informação, novas tecnologias, poder e sociedade, estudos interdisciplinares, comunicação e divulgação científica, além de novas tendências da pesquisa em Jornalismo, Relações Públicas, Publicidade e Propaganda, Cinema, Audiovisual, Ciência da Informação e Gestão da Informação. Para mais informações, acesse <a href="https://www.revistas.ufg.br/ci/about" target="_blank" rel="noopener">Sobre a revista</a>.<br>- ISSN: 1415-5842<br>- Ano de criação: 1998<br>- Qualis: A4<br>- Revista vinculada ao <a href="https://ppgcom.fic.ufg.br/" target="_blank" rel="noopener">Programa de Pós-graduação em Comunicação da Faculdade de Informação e Comunicação da UFG</a>.<br>- <a href="https://www.revistas.ufg.br/ci/about/contact" target="_blank" rel="noopener">Contato</a></p> https://www.revistas.ufg.br/ci/article/view/62456 O uso do corretor automático vinculado ao aplicativo Whatsapp na escrita de jovens estudantes 2021-03-11T10:04:15-03:00 Vanina Sigrist vanina.sigrist01@fatec.sp.gov.br Eliude Felizindo eliudefelizindo@gmail.com <p>O tema da comunicação pelas redes sociais é analisado neste estudo sob a ótica da correção gramatical automática do Português Brasileiro (PB) pelo aplicativo <em>WhatsApp. </em>O objetivo é verificar se os recursos de correção e substituição automática disponíveis no aplicativo interferem no domínio da norma culta de jovens estudantes dos Ensinos Médio e Superior. A pesquisa é de natureza aplicada, com abordagem exploratória e qualitativa, envolvendo pesquisa de campo junto a usuários do <em>WhatsApp </em>contextualizados em instituições de ensino estaduais localizadas em Santos (SP). As etapas da pesquisa são: realização de um Teste de Correção Gramatical (TCG) composto por 50 sentenças redigidas em PB; preenchimento de um formulário eletrônico estruturado na escala Likert; e participação em um tópico conversacional semi-induzido sem mediação de rede social (para o grupo de controle) e com mediação (para o grupo experimental). Pode-se concluir, após tal levantamento e tratamento de dados, que a maioria dos participantes apresenta desvios generalizados da norma culta em sua escrita, impróprios à fase de escolarização em que se encontram; que há uma clara cisão entre eles, uma vez que demonstram opiniões contrárias quanto à necessidade do uso e à influência do corretor automático como facilitador do emprego da norma culta; e certa diminuição da ocorrência de três tipos de desvios quando o recurso da autocorreção estava acionado, concomitante ao aumento da ocorrência dos outros quatro tipos.</p> 2021-08-02T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2021 Comunicação & Informação https://www.revistas.ufg.br/ci/article/view/56755 Quando a arma é a notícia: 2021-03-10T09:11:21-03:00 Carlos Sanchotene carlos_sanchotene@yahoo.com.br Daniela Nogueira Marques danielanog.m@gmail.com A partir do contexto das chamadas <em>fake news</em>, o objetivo deste artigo é entender como ocorre a disseminação de uma notícia falsa causa nas redes sociais digitais. Para tanto, foi elaborada uma pesquisa qualitativa sobre o caso da policial militar que matou um assaltante na porta de uma escola em Suzano, região metropolitana de São Paulo, em maio de 2018. Foram analisadas oito matérias retiradas de sites e do Facebook. O objeto de análise contribui para a compreensão do rumor como dispositivo social. Além disso, destacamos a <em>web </em>enquanto fonte de informação e o processo de adaptação do jornalismo a nova lógica midiatizada. 2021-07-14T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2021 Comunicação & Informação https://www.revistas.ufg.br/ci/article/view/59788 Comunicação sindical em tempos de reforma trabalhista 2021-03-10T10:28:28-03:00 Sérgio Corrêa scorrea1962@gmail.com Arquimedes Pessoni arquimedes.pessoni@online.uscs.edu.br <p>Devido à homologação da lei 13.467/17 sobre mudanças na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), com ênfase no negociado sobre o legislado e a sustentação financeira dos sindicatos; tais instituições estão passando por um processo de reestruturação. No contexto deste artigo discorremos sobre a mudança na forma e no conteúdo da comunicação sindical, buscando solucionar possíveis falhas nesse processo e obter canais alternativos eficientes na comunicação com os trabalhadores. O trabalho é exploratório com abordagem quantitativa e qualitativa sendo referenciado como estudo de caso a comunicação do Sindicato dos Professores do ABC (SINPRO). Como resultado deste trabalho estruturou-se um Plano de Comunicação sindical para que os associados possam se tornar possíveis produtores e replicadores de conteúdo.</p> 2021-07-14T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2021 Comunicação & Informação