https://www.revistas.ufg.br/ci/issue/feed Comunicação & Informação 2020-04-03T21:00:10-03:00 Lara Satler revistacomunicainforma@gmail.com Open Journal Systems <div style="text-align: justify;">&nbsp;</div> <div style="text-align: justify;">Comunicação &amp; Informação é uma publicação, em fluxo contínuo, do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Faculdade de Informação e Comunicação, da Universidade Federal de Goiás.&nbsp;Criada em 1998, como um novo espaço de divulgação da produção científica nacional e internacional nas áreas de Comunicação e Ciência da Informação. A revista foi avaliada com Qualis B2 (avaliação de 2016).</div> <div style="text-align: justify;">&nbsp;</div> <div style="text-align: justify;">&nbsp;</div> https://www.revistas.ufg.br/ci/article/view/56208 Impactos da legislação eleitoral sobre a comunicação política e a decisão de voto 2020-04-03T12:42:44-03:00 Luiz Carlos Carmo Fernandes lucajor@gmail.com <p>Propôs-se discutir os impactos da legislação eleitoral sobre o HGPE. Tomando como base um estudo de caso sobre as eleições municipais de 2016 em Goiânia, tentou-se verificar se as alterações feitas nas regras eleitorais a partir de 2006, com o intuito de coibir o abuso do poder econômico e a manipulação da preferência eleitoral, também têm dificultado a comunicação política. Para tanto, usou-se uma associação de metodologias qualitativas e quantitativas: entrevista em profundidade com pesquisadores acadêmicos, profissionais de campanha eleitoral e o próprio eleitor; além de análise de conteúdo das propagandas eleitorais de televisão, utilizando as categoria analítica das fases das campanhas de Ferraz (2004) e a metodologia para identificar as estratégias de comunicação política de Figueiredo et al. (2000). Ao final, concluiu-se que as mudanças na legislação eleitoral de 2016 impactaram os partidos políticos e os candidatos, mas muito pouco o eleitor.</p> 2020-03-29T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2020 Comunicação & Informação https://www.revistas.ufg.br/ci/article/view/57839 Potencialidades e limites do fact-checking no combate à desinformação 2020-04-03T12:42:49-03:00 Carlos Roberto Praxedes dos Santos carlospraxedes@gmail.com Camila Maurer maurercamila7@gmail.com <p>A disseminação de informações falsas nos mais diversos níveis impõe desafios ao jornalismo profissional. O presente artigo discute potencialidades e limites dessa prática no combate à desinformação a partir de uma análise crítica da metodologia de checagem adotada pela Agência Lupa. Para isso, toma-se como base pesquisa bibliográfica acerca da contextualização histórica do <em>fact-checking </em>a partir de Graves (2016) e dos conceitos de verdade e objetividade propostos, respectivamente, por Tambosi (2007) e Sponholz (2009). Conclui-se que a prática apresenta potencialidades por corrigir informações enganosas e pela proposta de transparência em relação aos métodos utilizados, mas também encontra limites relacionados às dificuldades inerentes à complexidade da tarefa que se propõe a assumir.</p> 2020-03-29T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2020 Comunicação & Informação https://www.revistas.ufg.br/ci/article/view/57218 Dicionários brasileiros de comunicação: 2020-04-03T12:42:52-03:00 Patricia Milano Persigo patriciapersigo@gmail.com Daiane Scheid daiane.scheid@ufsm.br Jones Machado jonesm2@outlook.com Mariana Juliani Portal mariana-juliani@hotmail.com <p>Este artigo aborda o tema da popularização da ciência, propondo-se a discuti-la na área da comunicação. Para tanto, mapeia a produção de dicionários brasileiros na área, visando conhecer a elaboração e formas de acesso a essas obras. Apresentamos uma revisão conceitual, distinguindo as expressões vulgarização científica, divulgação da ciência, alfabetização científica e, finalmente, popularização da ciência. Reflete também a respeito dos locais institucionalizados de discussão e compartilhamento do conhecimento científico em Comunicação, como as associações de pesquisadores. Neste sentido, promove um debate desses entendimentos à luz do mapeamento dos dicionários brasileiros em comunicação, indagando que tipo de contribuição promovem para a popularização da ciência. Verificamos que as obras mapeadas, instrumentos relevantes para o ensino acadêmico e a formação profissional, mostram-se pouco acessíveis, na maioria das vezes somente à venda. Esse cenário caracteriza-se muito mais pela divulgação desse conhecimento em detrimento da popularização da ciência, conforme explicam os autores consultados.</p> 2020-04-01T12:41:26-03:00 Copyright (c) 2020 Comunicação & Informação https://www.revistas.ufg.br/ci/article/view/61414 O Dream Team do Passinho 2020-04-03T12:42:59-03:00 Darciele Marques Menezes darcielemenezes@gmail.com Sandra Rubia Silva sandraxrubia@gmail.com <p>Com a facilidade de propagação de conteúdos através das redes sociais digitais, muitas produções populares são lançadas diariamente por meio de páginas e canais específicos. Esses ao despertar o olhar das instâncias midiáticas e mercadológicas são apropriados e, ao mesmo tempo, lhes são atribuídos outras intenções ou sentidos.&nbsp; Desse modo, o presente artigo visa identificar se há uma interferência significativa das intenções mercadológicas e midiáticas nos canais mantidos no <em>YouTube</em> pelo Dream Team do Passinho? Para isso, utilizou-se da observação encoberta não participante, ou seja, não há por parte do pesquisador qualquer ação de proximidade, juntamente com o mapeamento de dois canais mantidos pelo Dream Team do Passinho no <em>YouTube</em>. A partir dessa estrutura, chegou-se a números expressivos que diferenciam um canal do outro, apontando para uma interferência significativa na intensidade da visibilidade adquirida pelo grupo no momento em que são entremeadas intenções mercadológicas e midiáticas. As quais são responsáveis por ampliar a dinâmica de estabelecimento de relações sociais e midiáticas, atribuindo ao grupo sentidos antes não existentes como, por exemplo, a celebrização.</p> 2020-04-01T14:52:33-03:00 Copyright (c) 2020 Comunicação & Informação https://www.revistas.ufg.br/ci/article/view/55331 Análise gramatical de etiquetas em sites colaborativos: estudo de caso Flickr 2020-04-03T14:46:55-03:00 Guilherme Francis Noronha guilhermenoronha2001@gmail.com Manoel Palhares Moreira palhares@pucminas.br <p lang="pt-BR">A grande produção de documentos na internet já é realidade. Grande parte deles são disponibilizados pelos mesmos usuários que os consomem. A classificação em massa de documentos por especialistas da informação tornou-se impossível. Para tentar resolver esse problema surge as etiquetas sociais em sistemas colaborativos. Os usuários seriam responsáveis por classificarem seus próprios documentos.</p> <p lang="pt-BR">Os usuários, em sua grande maioria, não dispõem de conhecimentos suficientes para indexação e recuperação correta de documentos. Surge então o problema de documentos que são indexados erroneamente pelos usuários. Estudos tentam avaliar a utilidade dos sistemas colaborativos e se os usuários possuem consciência da importância da classificação correta de documentos.</p> <p lang="pt-BR">Esse trabalho tem como objetivo fazer um estudo de caso da rede colaborativa Flickr. Foram analisados padrões de etiquetas tais como análise de gênero e número, uso de termos compostos, repetição e ausência de etiquetas nos documentos. Por meio dessa análise foram traçados padrões de comportamento dos usuários e como eles fazem uso etiquetas. Usou se os padrões do NISO para análise de etiquetas e as classificações de Cañada para análise de usuários.</p> <p lang="pt-BR">Os resultados encontrados mostram que, apesar de houverem problemas no sistema colaborativo, tanto nas etiquetas quanto nos usuários, eles ainda funcionam como sistemas de indexação e recuperação de informação de documentos produzidos pelos próprios usuários.</p> 2020-04-01T15:30:10-03:00 Copyright (c) 2020 Comunicação & Informação https://www.revistas.ufg.br/ci/article/view/49959 Das apresentações públicas às redes sociais: 2020-04-03T21:00:10-03:00 Marina Muniz Mendes marinamunizmendes@gmail.com João de Melo Maricato jmmaricato@gmail.com <p class="Standard">Apresenta como temática central as mídias inseridas no contexto da divulgação científica. Elabora-se um painel atual, no cenário brasileiro, de programas televisivos, radiofônicos, editorias de jornais, revistas, seções de sites e possibilidade digitais emergentes na difusão de informações científicas. Objetiva-se discutir os tipos de mídias consolidados e emergentes que se ocupam da divulgação científica, realçando a mudança do paradigma informativo para o dialógico proporcionado pelas mídias on-line. Investigam-se veículos e produtos que apresentam ciência, tecnologia e inovação à população em geral. Problematiza as redes sociais na produção, emissão e socialização de informações científicas.</p> 2020-04-03T20:57:38-03:00 Copyright (c) 2020 Comunicação & Informação