Tecnoestética algorítmica e hibridismos audiovisuais nos trailers da Netflix

Autores

  • Stefanie Carlan da Silveira Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, me@ssilveira.com.
  • Patricia Iuva Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, patiuva@gmail.com

DOI:

https://doi.org/10.5216/ci.v23.66235

Palavras-chave:

trailer, streaming, netflix, algoritmo, tecnoestética, tecnoestética algorítmica

Resumo

As crescentes transformações nas práticas audiovisuais, derivadas dos avanços tecnológicos, delineiam uma diferente paisagem midiática contemporânea cuja estética híbrida aponta, a cada nova relação, para movimentos potenciais alternativos. Diante deste cenário, o estudo aqui apresentado propõe uma reflexão teórica acerca das articulações híbridas e convergentes responsáveis pela construção de uma tecnoestética audiovisual algorítmica na plataforma de streaming Netflix através dos trailers de suas produções originais. O artigo alicerça a sua discussão teórica a partir das perspectivas teórico-metodológicas da Teoria Ator Rede, Teoria dos Sistemas e nos conceitos de espaço híbrido e tecnoestética. O trabalho propõe que se pense numa arqueologia estética do audiovisual, que se manifesta em diferentes territórios da atualidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Stefanie Carlan da Silveira, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, me@ssilveira.com.

Professora adjunta do Departamento de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (PPGJOR-UFSC). Doutora em Comunicação pela Universidade de São Paulo (PPGCOM/USP).

Patricia Iuva, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, patiuva@gmail.com

Professora Adjunta do Curso de Cinema, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutora em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), na Linha de Linguagem e Culturas da Imagem.

Downloads

Publicado

2020-12-30

Como Citar

CARLAN DA SILVEIRA, S.; IUVA, P. Tecnoestética algorítmica e hibridismos audiovisuais nos trailers da Netflix. Comunicação & Informação, Goiânia, Goiás, v. 23, 2020. DOI: 10.5216/ci.v23.66235. Disponível em: https://revistas.ufg.br/ci/article/view/66235. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Cinema, Mídia e Tecnologia – narrativas e linguagens nas paisagens