Compreendendo o jornalismo construtivo

uma análise das evocações do portal Muda Tudo

Autores

  • Guilherme Lucian Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil, guilhermelucian@discente.ufg.br
  • Ângela Moraes Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil, prof.atmoraes@gmail.com

DOI:

https://doi.org/10.5216/ci.v23.63011

Palavras-chave:

Comunicação, Jornalismo, Discurso, Construtividade

Resumo

Neste trabalho são observadas as características preliminares do jornalismo construtivo, as quais parecem sugerir a configuração de um novo ethos orientador ao exercício da profissão. De início são postas em relevo suas singularidades e variações evocativas explícitas para afinal compor um quadro de referência conceitual que sirva de norte às teorizações pretendidas. São então analisadas vinte e uma matérias publicadas entre janeiro e dezembro de 2019 pelo portal Muda Tudo, com o propósito de trazer à luz (para então classificar) os sentidos tecidos nas regularidades de suas evocações. Espera-se, com isso, que sejam evidenciados os traços de uma tendência epistemológica em processo. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Guilherme Lucian, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil, guilhermelucian@discente.ufg.br

Doutorando em Comunicação na Faculdade de Informação e Comunicação da Universidade Federal de Goiás e acadêmico de Psicologia na Faculdade de Educação dessa mesma instituição.

Downloads

Publicado

07-12-2020

Como Citar

LUCIAN, G. L.; ÂNGELA TEIXEIRA DE MORAES, Ângela T. de M. Compreendendo o jornalismo construtivo: uma análise das evocações do portal Muda Tudo. Comunicação & Informação, Goiânia, Goiás, v. 23, 2020. DOI: 10.5216/ci.v23.63011. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/ci/article/view/63011. Acesso em: 26 out. 2021.

Edição

Seção

Artigos