Game of fandoms:

Social TV e afetividade nas mídias sociais

Autores

  • Mateus Vilela Centro Universitário SATC, Criciúma, Santa Catarina, Brasil, mateusdvilela@gmail.com

DOI:

https://doi.org/10.5216/ci.v24.62548

Resumo

O comportamento, e a etimologia, envolvendo o fanatismo é percebido em muitas culturas e nas mais diversas, e longínquas, épocas. Ainda assim, foi pela cibercultura que as práticas dos fandoms foram ampliadas, sendo estendidas para as redes sociais na internet. Este contexto, aplicado aos seriados televisivos, proporcionou o surgimento da Social TV, que tem em Game of Thrones um expoente. Desta forma, para uma maior compreensão dos conceitos, este artigo propõe uma análise de conteúdo (BARDIN, 2009), a partir da afetividade, dos tweets e dos comentários realizados no Facebook em 2015 durante a exibição da quinta temporada do seriado em Brasil e em Portugal. Nesta investigação percebeu-se, através das porcentagens de 7.72%, em solo brasileiro e 12.23% em solo português, que a condição de fã surge como extensão de si, com o objeto de admiração sendo parte integral do eu. Ademais, a afetividade pode ser encontrada na motivação por trás da Social TV e na construção de laços entre fãs de Game of Thrones.

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Biografia do Autor

Mateus Vilela, Centro Universitário SATC, Criciúma, Santa Catarina, Brasil, mateusdvilela@gmail.com

É doutor, e mestre, em Comunicação Social pela Pontíficia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), onde foi bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), tendo realizado doutorado sanduíche com a Universidade do Minho, em Braga, Portugal. É professor nos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda na Unisul - Tubarão. Atua como Coordenador de Produção e Editor chefe na Pocket Magazine. Membro do Grupo de Pesquisa "Televisão e Audiência (GPTV)". Autor do livro "Televisão Digital Brasileira: Um estudo sobre processos comunicativos e avanços tecnológicos".

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Publicado

2021-08-10

Como Citar

VILELA, M. Game of fandoms: : Social TV e afetividade nas mídias sociais. Comunicação & Informação, Goiânia, Goiás, v. 24, 2021. DOI: 10.5216/ci.v24.62548. Disponível em: https://revistas.ufg.br/ci/article/view/62548. Acesso em: 19 abr. 2024.