Mentoring e gestão da diversidade em empresas globais

Autores

  • Herta Camila Fernandes Diógenes Nunes Maia Universidade Potiguar (UnP), Natal, Rio Grande do Norte, Brasil, hertacamila@yahoo.com.br https://orcid.org/0000-0002-8571-3215
  • Walid Abbas El-Aouar Universidade Potiguar (UnP), Natal, Rio Grande do Norte, Brasil, walidbranco@gmail.com https://orcid.org/0000-0003-4033-7655
  • Lydia Maria Pinto Brito Universidade Potiguar (UnP), Natal, Rio Grande do Norte, Brasil, lydiampbrito@yahoo.com.br https://orcid.org/0000-0003-1514-9476
  • Ahiram Brunni Cartaxo de Castro Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Natal, Rio Grande do Norte, Brasil, brunnicastro@hotmail.com
  • Arthur William Pereira da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Jaguaruana, Ceará, Brasil, arthur.silva@ifce.edu.br https://orcid.org/0000-0002-4515-6581

DOI:

https://doi.org/10.5216/ci.v23.62527

Palavras-chave:

Mentoring, Gestão da diversidade, Organizações globais, Estudo bibliométrico

Resumo

Objetiva mapear a produção científica sobre mentoring e gestão da diversidade na base de dados Scopus, com o recorte temporal de 2009-2018, para identificar práticas organizacionais que se relacionam à integração social e ao compartilhamento de conhecimento como suporte ao processo de aprendizagem em empresas globais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa viabilizada pelas técnicas de estudo bibliométrico e análise contextual. Os resultados evidenciando o mentoring como alternativa para a promoção da diversidade e diminuição das barreiras a grupos minoritários, especialmente na educação e formação profissional em saúde. Não ficou demonstrada a intenção específica da aplicação das temáticas pesquisadas para facilitar o processo de integração social e aprendizagem organizacional, uma vez que somente as funções psicossociais de suporte e orientação do mentoring, de caráter espontâneo, foram identificadas. Três dimensões da relação entre mentoring e gestão da diversidade puderam ser levantadas e essas poderão subsidiar estudos futuros, sendo: Práticas de integração social e de compartilhamento de conhecimento; Mentoring formal e Mentoring como estratégia inclusiva, de desenvolvimento de competências sociais e emocionais em grupos considerados minoritários.

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Biografia do Autor

Herta Camila Fernandes Diógenes Nunes Maia, Universidade Potiguar (UnP), Natal, Rio Grande do Norte, Brasil, hertacamila@yahoo.com.br

Mestre em Administração e graduada em psicologia pela Universidade Potiguar.

Walid Abbas El-Aouar, Universidade Potiguar (UnP), Natal, Rio Grande do Norte, Brasil, walidbranco@gmail.com

Doutor em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração (Mestrado e Doutorado) da Universidade Potiguar. 

Lydia Maria Pinto Brito, Universidade Potiguar (UnP), Natal, Rio Grande do Norte, Brasil, lydiampbrito@yahoo.com.br

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Professora do Programa de Pós-Graduação (Mestrato e Doutorado) em Administração da Universidade Potiguar.

Ahiram Brunni Cartaxo de Castro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Natal, Rio Grande do Norte, Brasil, brunnicastro@hotmail.com

Doutor, Mestre (2011) e Graduado em Administração (2004) pela Universidade Potiguar (UnP). Especialista em Gestão de Pessoas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (2006) e em Extensão Rural para o Desenvolvimento Sustentável pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA (2008). 

Arthur William Pereira da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Jaguaruana, Ceará, Brasil, arthur.silva@ifce.edu.br

Mestre em Administração pela Universidade Federal da Paraíba, mestre em Ambiente, Tecnologia e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido e graduado em Administração pela Universidade Potiguar. Professor de Administração do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará.

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Publicado

31-12-2020

Como Citar

MAIA, H. C. F. D. N. .; EL-AOUAR, W. A. .; BRITO, L. M. . P. .; CASTRO, A. B. C. de; SILVA, A. W. . P. da . Mentoring e gestão da diversidade em empresas globais. Comunicação & Informação, Goiânia, Goiás, v. 23, 2020. DOI: 10.5216/ci.v23.62527. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/ci/article/view/62527. Acesso em: 26 out. 2021.

Edição

Seção

Artigos