A educação empreendedora em questão: a experiência do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Pampa

  • Leandro Ramires Comassetto Unipampa - Universidade Federal do Pampa
Palavras-chave: Empreendedorismo. Educação empreendedora. Jornalismo empreendedor. Unipampa

Resumo

Este artigo discute o empreendedorismo no ensino universitário. Praticamente ignorada pela maioria dos cursos e universidades até fins do século XX, a questão empreendedora vem conquistando espaço no meio acadêmico e hoje integra o currículo de graduações que até recentemente não exibiam nenhuma intimidade com a temática. Fundamentado por bibliografia pertinente e dados sobre a crise da empregabilidade no cenário contemporâneo, o estudo constata que as instituições de ensino superior veem-se impelidas a oferecer formação que assegure melhores oportunidades profissionais e salários mais satisfatórios a seus egressos. Também discute o compromisso das universidades com o desenvolvimento regional e apresenta o caso específico da Universidade Federal do Pampa, com destaque para o programa de educação empreendedora e a orientação ao empreendedorismo no curso de Jornalismo. Conclui com dados de uma pesquisa aplicada sobre o mercado de trabalho e as perspectivas profissionais dos egressos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leandro Ramires Comassetto, Unipampa - Universidade Federal do Pampa
Doutor em Comunicação Social. Prof. do curso de Jornalismo da Unipampa - Universidade Federal do Pampa - RS.

Referências

BRASIL JÚNIOR. Índice de Universidades Empreendedoras 2017. Disponível em: <http://brasiljunior.rds.land/indice-de-universidades-empreendedoras>. Acesso em 11/04/2018.

BRIDGES, William. Um mundo sem empregos. São Paulo: Makron Books, 1995.

CAMPONEZ, Carlos. Jornalismo de Proximidade. Coimbra: MinervaCoimbra, 2002.

COMASSETTO, Leandro Ramires; BONITO, Marco Antonio. Inovação e empreendedorismo para vencer a crise no Jornalismo. In. ALMEIDA, Cristóvão e RIBEIRO, Marislei. Ensino em Comunicação Social num mundo de fronteiras convergentes. Pelotas: UFPEL, 2012.

DORNELAS, José Carlos Assis. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. 6 ed. São Paulo: Elsevier, 2016.

GEM – Global Monitor Entrepreneurship. Empreendedorismo no Brasil – 2016. Curitiba: Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade no Paraná, 2016.

JERÓNIMO, Pedro. Ciberjornalismo de proximidade. Covilhã: LabCom UBI, 2015.

LOPES, Rose Mary Almeida. Ensino de empreendedorismo no Brasil. Rio de Janeiro: Alta Books, 2017.

MEC – Ministério da Educação. Diretrizes curriculares nacionais para os cursos de graduação em Jornalismo. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=14242-rces001-13&category_slug=setembro-2013-pdf&Itemid=30192>. Acesso em 07/04/2018.

MELO, José Marques de. Jornalismo em tempo de crise. Observatório da Imprensa, ed. 643, 28 abr. 2011. Disponível em: http://observatoriodaimprensa.com.br/imprensa-em-questao/jornalismo-em-tempo-de-crise/. Acesso em 22/04/2018.

RAMONET, Ignacio. A crise do jornalismo e seu possível resgate (entrevista a Raúl Zibechi, em La Vaca – Bogotá – CO, em 29/01/2013). Reproduzida no site Outras Palavras. Disponível em <http://outraspalavras.net/posts/a-crise-do-jornalismo-e-seu-possivel-resgate/>. Acesso em 23/04/2018.

RIFKIN, Jeremy. O fim dos empregos. São Paulo: Makron Books, 1996.

UNIPAMPA – Universidade Federal do Pampa. Educação empreendedora na Unipampa. Proposta apresentada ao edital de Chamada Pública Sebrae/RS 02/2016 – Educação empreendedora em instituições de ensino superior. Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação. Bagé/Alegrete, 2016.

Publicado
26-11-2019
Como Citar
Comassetto, L. R. (2019). A educação empreendedora em questão: a experiência do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Pampa. Comunicação & Informação, 22. https://doi.org/10.5216/ci.v22i0.53242