Dialogismo, personagem e ressignificações:

leitura e recepção crítica de tudo sobre minha mãe, de Pedro Almodóvar

  • Marcelo de Lima Universidade Federal da Paraíba
  • Luiz Antonio Mousinho Universidade Federal da Paraíba

Resumo

O presente artigo visa realizar uma análise fílmica de Tudo sobre minha mãe (1999), de Pedro Almodóvar, estando atento principalmente à representação e à construção das personagens no longa. À luz dos conceitos de dialogismo e polifonia (BAKHTIN, 2006; 2010; 2011; STAM, 1992), percebemos como o filme constrói pontes dialógicas com outros sujeitos discursivos, como o gênero melodramático, e de que forma a recepção crítica jornalística percebe e trabalha essa relação. Compreender as trocas tensionais de sentidos que daí se desprendem resulta em uma leitura mais democrática e enriquecedora da obra, das personagens de Almodóvar e do cinema, que se configura como um meio relevante de produção de significados – que são constantemente repensados, revalorizados e ressignificados neste jogo entre vozes distintas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo de Lima, Universidade Federal da Paraíba
Mestrando do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Membro do Grupo de Pesquisa Sobre Ficção e Produção de Sentido.
Luiz Antonio Mousinho, Universidade Federal da Paraíba
Professor Associado IV do Departamento de Comunicação e da Pós-graduação em Letras da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Desenvolve pesquisa junto ao CNPq (PQ) sobre análise e recepção de ficção audiovisual. Coordena o Grupo de Pesquisa Sobre Ficção e Produção de Sentido.
Publicado
19-06-2019
Como Citar
de Lima, M., & Mousinho, L. A. (2019). Dialogismo, personagem e ressignificações:. Comunicação & Informação, 22. https://doi.org/10.5216/ci.v22i0.52984