Matrizes teóricas e metodológicas da produção sobre diversidade cultural para audiovisual no Intercom Nacional de 2005 a 2015

Autores

  • Livia Reginato Viana Universidade Estadual Paulista (UNESP), Marília, SP, Brasil, Universidade Feevale, Novo Hamburgo, RS, Brasil, alessandrafeltes@gmail.com
  • Vivianne Lindsay Cardoso Universidade Estadual "Júlio e Mesquita Filho (UNESP), Marília, SP, Brasil, vlccomunicacao@gmail.com
  • João Guilherme D'´Arcadia Universidade Estadual Paulista (UNESP), Marília, SP, Brasil, joao.darcadia@unesp.br
  • Juliano Maurício de Carvalho Universidade Estadual Paulista (UNESP), Marília, SP, Brasil, juliano.mauricio@unesp.br

DOI:

https://doi.org/10.5216/ci.v24.52555

Palavras-chave:

Diversidade Cultural, Políticas Públicas, Audiovisual

Resumo

Este estudo é resultado de uma pesquisa de Iniciação Científica financiada pelo CNPq que teve como objetivo a identificação e sistematização de matrizes teóricas e metodológicas da produção intelectual brasileira sobre Diversidade Cultural nas Políticas Públicas de Comunicação para Audiovisual do período de dez anos (de 2005 a 2015). Adotou-se como metodologia a Revisão Integrativa. A amostra selecionada para análise foram os artigos encontrados nos anais do congresso nacional anual da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom). Os resultados apontaram os autores Néstor García Canclini e César Bolaño como os autores mais referenciados na amostra. E, a revisão bibliográfica em conjunto com outros processos de destaque como o levantamento histórico foi o método de pesquisa mais utilizado. Acerca do conceito de Diversidade Cultural as fundamentações mais recorrentes se fundam nos preceitos da UNESCO e da OMS.

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Biografia do Autor

Livia Reginato Viana, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Marília, SP, Brasil, Universidade Feevale, Novo Hamburgo, RS, Brasil, alessandrafeltes@gmail.com

Aluna do curso de de Comunicação Social com ênfase em Jornalismo da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita, atualmente no 5º período de graduação. Bolsista CNPQ pibic em 2016-18. Integrante do Lecotec - Laboratório de Estudos em Comunicação, Tecnologia e Educação Cidadã.

Vivianne Lindsay Cardoso, Universidade Estadual "Júlio e Mesquita Filho (UNESP), Marília, SP, Brasil, vlccomunicacao@gmail.com

Doutoranda em Comunicação na Unesp - Universidade Estadual "Júlio e Mesquita Filho". Pesquisadora Bolsista Capes - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (início 2015). Mestre em Comunicação na Unesp - Universidade Estadual "Júlio e Mesquita FIlho" (2012).

João Guilherme D'´Arcadia, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Marília, SP, Brasil, joao.darcadia@unesp.br

Doutorando em Mídia e Tecnologia no programa de Pós Graduação da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC) da Universidade Estadual Paulista (Unesp). Docente das Faculdades Integradas de Jaú - Fundação Educacional Dr. Raul Bauab Repórter do Jornal Comércio do Jahu.

Juliano Maurício de Carvalho, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Marília, SP, Brasil, juliano.mauricio@unesp.br

Docente dos programas de pós-graduação em Mídia e Tecnologia (mestrado profissional e doutorado) e Comunicação Midiática (mestrado e doutorado), líder do Lecotec (Laboratório de Estudos em Comunicação, Tecnologia e Educação Cidadã) da Universidade Estadual Paulista (Unesp).

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Publicado

2021-12-27

Como Citar

VIANA, L. R.; CARDOSO, V. L.; D’´ARCADIA, J. G.; DE CARVALHO, J. M. Matrizes teóricas e metodológicas da produção sobre diversidade cultural para audiovisual no Intercom Nacional de 2005 a 2015. Comunicação & Informação, Goiânia, Goiás, v. 24, 2021. DOI: 10.5216/ci.v24.52555. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/ci/article/view/52555. Acesso em: 29 maio. 2022.