(In)Formação musical: proximidades antropo-comunicacionais epistemológicas sobre o Catolicismo e o Candomblé

Autores

  • Ana Maria Ferreira da Silva Prefeitura Municipal de João Pessoa
  • Luciana Ferreira da Costa Universidade Federal da Paraíba
  • Alan Curcino Pedreira da Silva Universidade Federal de Alagoas
  • Maria de Fátima Nunes Universidade de Évora

DOI:

https://doi.org/10.5216/ci.v19i2.36020

Palavras-chave:

Comunicação. Informação musical. Religião. Catolicismo. Candomblé.

Resumo

O artigo analisa o fenômeno sócio religioso como (in)formacional sobre a experiência do homem com o sagrado por meio da música nos ritos antropo-comunicacionais de comunhão do Catolicismo e do Candomblé. A discussão sobre o tema é ancorado pelo diálogo transversal entre as áreas da Ciência da Informação, da Comunicação e das Ciências da Religião, utilizando-se de referências antropológicas e sociológicas. Apresenta definição de música, sua presença em lugares e meio de comunicação no cotidiano dos indivíduos, incluindo sua presença em rituais de exaltação a determinadas entidades no âmbito das religiões. Aborda como a música é enfocada no contexto do Catolicismo e do Candomblé como instrumento de celebração, de comunicação, de instrução, de educação de crenças e tradições religiosas. Conclui que o conhecimento acerca da música nos espaços sagrados precisa ser amplamente investigado e compreendido, sobretudo no que se refere à utilização e funções da música na experiência religiosa e na interação do ser humano com a música.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Maria Ferreira da Silva, Prefeitura Municipal de João Pessoa

Pedagoga e Especialista em Ciências das Religiões pela Universidade Federal da Paraíba, Brasil.

Professora da Rede Municipal de Ensino de João Pessoa - Paraíba.

Coordenadora Pedagógica da Escola Municipal Augusto dos Anjos da Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal de João Pessoa, Estado da Paraíba, Brasil.

Luciana Ferreira da Costa, Universidade Federal da Paraíba

Professora da Universidade Federal da Paraíba, Brasil.

Doutoranda em História e Filosofia da Ciência especialidade Museologia pela Universidade de Évora, Portugal.

Alan Curcino Pedreira da Silva, Universidade Federal de Alagoas

Professor da Universidade Federal de Alagoas, Brasil. Doutorando pelo Programa Integrado de Doutorado em Filosofia das Universidades Federais da Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte, Brasil, com Estágio Doutoral em História e Filosofia da Ciência pela Universidade de Évora, Portugal.

Maria de Fátima Nunes, Universidade de Évora

Professora Catedrática da Universidade de Évora, Portugal. Doutora em História da Cultura Moderna e Contemporânea pela Universidade de Évora, Portugal.

Referências

BANDA DIVINO DOM. Papa Bento XVI fala sobre a música sacra. Disponível em: <http://bandadivinodom.blogspot.com/2009/03/papa-bento-xvii-fala-sobre-musica-sacra.html>. Acesso em: 11 jul. 2009.

BARRETO, Aldo de Albuquerque. Transferência da informação para o conhecimento. In: AQUINO, Mirian de Albuquerque (Org.). O Campo da Ciência da Informação: gênese, conexões e especificidades. João Pessoa: Editora UFPB, 2002. p. 49-59.

BASTIDE, Roger. O Candomblé da Bahia. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1978.

BRASIL. Lei nº 9.394. Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, 20 dez. 1996.

CAMPOS, Pe. José Freitas. Liturgia: serviço do povo e para o povo de Deus. São Paulo: Edições Paulinas, 1987.

CANÇÃO NOVA. Em 1º discurso como Papa emérito, Bento XVI fala sobre música. 2015. Disponível em: <http://noticias.cancaonova.com/em-1o-discurso-como-papa-emerito-bento-xvi-fala-sobre-musica/>. Acesso em: 15 set. 2015.

CERVO, Amado Luiz; BERVIAN, Pedro Alcino. Metodologia científica. 4ª ed. São Paulo: Markron Books, 1996.

COSTA, Luciana Ferreira da; RAMALHO, Francisca Arruda. Religare: comportamento informacional à luz do modelo de Ellis. Transinformação, Campinas, v. 22, n. 2, p. 169-186, maio/ago. 2010.

ELIADE, Mircea. Origens. Lisboa: Edições 70, 1989.

______. O Sagrado e o Profano. São Paulo: Ed. Martins Fontes, 1992.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo Dicionário Eletrônico Aurélio versão 5.0. São Paulo: Positivo Informática Ltda, 2004.

FERREIRA, Ana Maria. A música nos ritos católicos e afro-brasileiros: algumas comparações. 2006. Monografia (Especialização em Ciências das Religiões) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2006.

GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.

HUMMES, Júlia Maria. Por que é importante o ensino da música? Considerações sobre as funções da música na sociedade e na escola. Revista da ABEM, Porto Alegre, v. 11, p. 17-25, set. 2004.

MARCONI, Marina de Andrade; PRESSOTTO, Zélia Maria Neves. Antropologia: uma introdução. São Paulo: Atlas, 1992.

MAUSS, Marcel. Manual de Etnografia. Lisboa: Ed. Dom Quixote, 1993.

MENDONÇA, Joêzer de Souza. A mensagem na música: estudos da Teomusicologia sobre os cânticos dos Adventistas do sétimo Dia. 2014. 290 f. Tese (Doutorado em Música) – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, São Paulo, 2014.

OLIVEIRA, Jetro Meira de. Rituais de equilíbrio e desenvolvimento: práticas musicais litúrgicas islâmicas, judaicas e cristãs. 2014. Tese (Doutorado) - Universidade Júlio de Mesquita Filho, João Pessoa, 2006.

OTTO, Rudolf. O Sagrado: um estudo do elemento não-racional na idéia do divino e a sua relação com o racional. São Bernardo do Campo: Imprensa Metodista, 1985.

PRANDI, Reginaldo. Música sacra e música popular. In: ______. Segredos guardados: orixás na alma brasileira. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.

QUIRÓGRAFO ECLESIÁSTICO PAPAL. Música Litúrgica. Disponível em: <http://www.liturgia.pro.br/quiro.doc>. Acesso em: 15 jun. 2009.

RICHARDSON, Roberto Jarry. Pesquisa Social: métodos e técnicas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

SILVA, José Marmo da; DACACH, Solange; LOPES, Fernanda. Atagbá: guia para promoção a promoção da saúde nos terreiros. Rio de Janeiro: Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde, 2005.

VERGER, Pierre. Orixás: Deuses Iorubás na África e no Novo Mundo. São Paulo: Ed. Corrupio, 1993.

VIEIRA, Ângela Maria Bueno de Jesus. Educação infantil e música: considerações iniciais na formação de professores. 2012. 50 f. Monografia (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Londrina, Londrina, 2012.

Downloads

Publicado

31-12-2016

Como Citar

SILVA, A. M. F. da; FERREIRA DA COSTA, L.; CURCINO PEDREIRA DA SILVA, A.; NUNES, M. de F. (In)Formação musical: proximidades antropo-comunicacionais epistemológicas sobre o Catolicismo e o Candomblé. Comunicação &amp; Informação, Goiânia, Goiás, v. 19, n. 2, 2016. DOI: 10.5216/ci.v19i2.36020. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/ci/article/view/36020. Acesso em: 5 dez. 2021.

Edição

Seção

Artigos