Teoria crítica social para leitura crítica da mídia

Autores

  • José Antônio Ferreira Cirino Mestrando em Comunicação na Faculdade de Informação e Comunicação (FIC) da Universidade Federal de Goiás (UFG). Especializando em Gestão de Projetos (IPOG). Graduado em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda (IESRIVER) e graduado em Gestão de Marketing (UNIP). Brasil, Goiás, Goiânia
  • Simone Antoniaci Tuzzo Doutora em Comunicação pela UFRJ, Mestre e Graduada em Comunicação pela UMESP, Docente do PPGCOM da Universidade Federal de Goiás – UFG. Coordenadora do Projeto de Pesquisa Rupturas Metodológicas para uma leitura crítica da Mídia entre os Programas de Pós-Graduação da UFG e UFRJ. Brasil, Goiás, Goiânia
  • Ana Carolina Rocha Pessôa Temer Doutora e Mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo, Especialista em Sociologia pela Universidade Federal de Uberlândia e Jornalista graduada na Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Comunicação pela Faculdade de Informação e Comunicação na Universidade Federal de Goiás FIC- UFG. Brasil, Goiás, Goiânia

DOI:

https://doi.org/10.5216/33271

Palavras-chave:

Escola de Frankfurt. Teoria Crítica Social. Mídia.

Resumo

A partir de uma revisão da arte sobre a Escola de Frankfurt e a Teoria Crítica Social, o presente artigo propõe-se a retomar as discussões sobre diversos conceitos e termos frankfurtianos para uma reflexão quanto aos veículos de comunicação e seus produtos informacionais contemporâneos, questionando o papel da mídia nos dias de hoje e seu poder de constituição da realidade. Verificando, inclusive, a continuidade dos construtos críticos na atualidade, através de pesquisadores que se debruçaram na atividade de pensar sobre o sistema comunicacional e seus impactos na sociedade, com uma Leitura Crítica da Mídia.

 

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Biografia do Autor

José Antônio Ferreira Cirino, Mestrando em Comunicação na Faculdade de Informação e Comunicação (FIC) da Universidade Federal de Goiás (UFG). Especializando em Gestão de Projetos (IPOG). Graduado em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda (IESRIVER) e graduado em Gestão de Marketing (UNIP). Brasil, Goiás, Goiânia

Mestrando em Comunicação na Faculdade de Informação e Comunicação (FIC) da Universidade Federal de Goiás (UFG). Especializando em Gestão de Projetos (IPOG). Graduado em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda (IESRIVER) e graduado em Gestão de Marketing (UNIP). Brasil, Goiás, Goiânia

Simone Antoniaci Tuzzo, Doutora em Comunicação pela UFRJ, Mestre e Graduada em Comunicação pela UMESP, Docente do PPGCOM da Universidade Federal de Goiás – UFG. Coordenadora do Projeto de Pesquisa Rupturas Metodológicas para uma leitura crítica da Mídia entre os Programas de Pós-Graduação da UFG e UFRJ. Brasil, Goiás, Goiânia

Doutora em Comunicação pela UFRJ,  Mestre e Graduada em Comunicação pela UMESP, Docente do PPGCOM da Universidade Federal de Goiás – UFG. Coordenadora do Projeto de Pesquisa Rupturas Metodológicas para uma leitura crítica da Mídia entre os Programas de Pós-Graduação da UFG e UFRJ. Brasil, Goiás, Goiânia

Ana Carolina Rocha Pessôa Temer, Doutora e Mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo, Especialista em Sociologia pela Universidade Federal de Uberlândia e Jornalista graduada na Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Comunicação pela Faculdade de Informação e Comunicação na Universidade Federal de Goiás FIC- UFG. Brasil, Goiás, Goiânia

Doutora e Mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo, Especialista em Sociologia pela Universidade Federal de Uberlândia e Jornalista graduada na Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Comunicação pela Faculdade de Informação e Comunicação na Universidade Federal de Goiás FIC- UFG. Brasil, Goiás, Goiânia

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Publicado

2014-12-15

Como Citar

CIRINO, J. A. F.; TUZZO, S. A.; TEMER, A. C. R. P. Teoria crítica social para leitura crítica da mídia. Comunicação & Informação, Goiânia, Goiás, v. 17, n. 2, p. 155–172, 2014. DOI: 10.5216/33271. Disponível em: https://revistas.ufg.br/ci/article/view/33271. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Caderno Casadinho Procad UFG - UFRJ