Influências do marketing político na França nos estudos contemporâneos no Brasil

  • Adolpho Queiroz Universidade Metodista de São Paulo
Palavras-chave: Comunicação política, Marketing político, Eleições na França

Resumo

O presente artigo explana cronologicamente momentos marcantes da história da propaganda política na França, desenvolvido pelos alunos do Programa de Comunicação Social e Propaganda Política Stricto Sensu da Universidade Metodista de São Paulo,na disciplina de Marketing Político Internacional. A França no viés de comunicação política apresenta significativas manifestações de estratégias de comunicação de massa, seja na forma de interação com o reinado de Luis XIV até as eleições de 2007 com Nicolas Sarcosy para presidente. O principal objetivo do trabalho foi de transitar por autores especializados em comunicação política francesa, como Domenach, Burke, Quintero, Séguelá, Charaudeau, Schwartzenberg, dentre outros, e apresentar um cenário de questões contemporâneas acerca do Marketing Político Francês. Do ponto de vista metodológico foi desenvolvida ampla revisão de literatura sobre o assunto, extensiva ao panorama contemporâneo através de pesquisa nos sítios da Internet.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
11-08-2010
Como Citar
Queiroz, A. (2010). Influências do marketing político na França nos estudos contemporâneos no Brasil. Comunicação & Informação, 12(1), 47-64. https://doi.org/10.5216/c&i.v12i1.10869
Seção
Artigos