As escalas da Geografia: Pontes entre os conceitos de escala cartográfica e escala geográfica

The scales of Geography: bridges between the concepts of cartographic scale and geographic scale

Autores

  • Ivanilton José Oliveira Universidade Federal de Goiás
  • Patricia Araújo Romão Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.5216/bgg.v41.65735

Resumo

Na Geografia, o entendimento e a utilização dos conceitos de escala cartográfica e escala geográfica auxiliam no delineamento da investigação científica. Partindo de textos clássicos que tratam do assunto, objetiva-se verificar a pertinência das críticas à escala cartográfica e sua contraposição a uma concepção de escala “verdadeiramente” geográfica, além de apresentar um aporte a essa problemática, com a definição das diferenças, semelhanças, limites e possibilidades de cada conceito. Assim, as etapas desta pesquisa consistiram em pesquisa bibliográfica exploratória de artigos e livros, em bases digitais de livre acesso na Internet, ancorada na técnica de investigação retrospectiva, a partir de uma obra de referência (CASTRO, 1995). Por meio da análise, sobressai-se a ideia de que ainda há uma indefinição conceitual quanto à ideia do que seja uma escala geográfica, daí advindo a adoção ou, por vezes, a confusão com sua congênere cartográfica. Também se destaca a incompreensão do alcance da cartografia como linguagem, tomando-se o mapa apenas pelos limites impostos por sua escala, e menosprezando suas reais possibilidades de contribuição à análise geográfica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivanilton José Oliveira, Universidade Federal de Goiás

Doutor em Geografia pela USPA

Patricia Araújo Romão, Universidade Federal de Goiás

Graduada em Geologia pela Universidade de Brasília (1991), mestre em Geotecnia (1995) e doutora em Geotecnia também pela Universidade de Brasília (2006), atualmente é Professora Associada da Universidade Federal de Goiás. Atua na área de Engenharia Civil, com ênfase em Cartografia Geotécnica,  principalmente com caracterização geoambiental, geoprocessamento, cartografia geotécnica, bacia hidrográfica e Goiânia.

Publicado

05-03-2021 — Atualizado em 23-04-2021

Versões

Como Citar

Oliveira, I. J., & Araújo Romão, P. (2021). As escalas da Geografia: Pontes entre os conceitos de escala cartográfica e escala geográfica: The scales of Geography: bridges between the concepts of cartographic scale and geographic scale. Boletim Goiano De Geografia, 41(1). https://doi.org/10.5216/bgg.v41.65735 (Original work published 5º de março de 2021)