A ESCOLA LABLACHEANA E OS ANNALES: Considerações sobre um diálogo interdisciplinar entre a História e a Geografia, a partir da contribuição de Vidal de La Blache para a Escola dos Annales

THE LABLACHEAN SCHOOL AND THE ANNALES: Considerations on an Interdisciplinary dialogue between History and Geography, based on Vidal de La Blache's contribution to the Annales School

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/bgg.v40.64437

Resumo

O artigo propõe-se a apresentar a contribuição geográfica de Vidal de La Blach, particularmente no que concerne à divisão e descrição do espaço, e examinar a sua influência sobre dois importantes campos da historiografia francesa no século passado: a Geo-História de Fernand Braudel e a História Local representada por Pierre Goubert. Nos momentos finais, tomamos a crítica empreendida pelo geógrafo Yves Lacoste como um exemplo da posterior revisão crítica que se fez do modo lablachiano de dividir o espaço

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José D'Assunção Barros, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Professor Associado da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Professor Permanente do Programa de pós-Graduação em História Comparada da UFRJ. Doutor em História pela Universidade Federal Fluminense

 

O currículo completo pode ser examinado em:

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4775874Y6&tipo=completo

 

Publicado

25-12-2020

Como Citar

Barros, J. D. (2020). A ESCOLA LABLACHEANA E OS ANNALES: Considerações sobre um diálogo interdisciplinar entre a História e a Geografia, a partir da contribuição de Vidal de La Blache para a Escola dos Annales: THE LABLACHEAN SCHOOL AND THE ANNALES: Considerations on an Interdisciplinary dialogue between History and Geography, based on Vidal de La Blache’s contribution to the Annales School. Boletim Goiano De Geografia, 40(01), 1–29. https://doi.org/10.5216/bgg.v40.64437