GEOGRAFIA DO LITORAL EM PRAIAS E VÁRZEAS DE GUSTAVO BARROSO

COASTAL GEOGRAPHY IN PRAIAS E VÁRZEAS BY GUSTAVO BARROSO

Autores

  • Tiago Cavalcante Universidade Federal do Ceará - UFC
  • Eustógio Dantas Universidade Federal do Ceará - UFC

DOI:

https://doi.org/10.5216/bgg.v40i01.63498

Resumo

Neste ensaio abordamos alguns temas caros ao conhecimento geográfico a partir da obra Praias e Várzeas do escritor cearense Gustavo Barroso (1888-1959). Entendendo que a obra literária não deve ser pensada como mero documento, mas como expressão da passagem do homem pela Terra, nosso objetivo é o de perscrutarmos temas passíveis de serem relacionados à noção de geografia do litoral, como paisagem, lugar, geograficidade, imaginação, urbanização e modernização, todos eles capazes de elucidar, em diferentes escalas, a diversidade das dinâmicas litorâneas, do passado e do presente. Geografia e literatura, portanto, são conhecimentos que universalizam experiências singulares e nos ajudam a compreender a condição humana no mundo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tiago Cavalcante, Universidade Federal do Ceará - UFC

Professor Adjunto no Departamento de Geografia da Universidade Federal do Ceará (UFC). Doutor em Geografia - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP - Rio Claro) e Mestre e Graduado (Licenciatura) em Geografia - Universidade Federal do Ceará (UFC). É também Graduado (Bacharelado) em Turismo - Universidade de Fortaleza (UNIFOR), Especialista em Ecoturismo - Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Especialista em Escrita Literária (FBUNI). É membro dos Grupos de Pesquisa Geografia Humanista Cultural (GHUM), Rastros Urbanos: Experiências, Encontros, Narrativas e Trajetórias e do Observatório de Paisagens Patrimoniais das Artes Latino Americanas (OPPALA). Trabalha com a abordagem humanista e cultural em geografia, discutindo e pesquisando temas como as educações, as religiosidades e as artes na relações com as experiências geográficas e a geografia do conhecimento.

Eustógio Dantas, Universidade Federal do Ceará - UFC

Professor Titular da Universidade Federal do Ceará. Doutor em Geografia e Planejamento - Universite de Paris IV (Paris-Sorbonne) (2000). Exerce trabalhos de orientação na Pós-Graduação em Geografia, na qual foi coordenador de 2004 a 2008, e no Doutorado e Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA). Atuou como Professor Visitante na Université de Paris IV - Sorbonne (Institut de Géographie) (2008) e na Université d'Angers (UFR ESTHUA, Tourisme et Culture) (2018). Indicado Coordenador de Área da Geografia na CAPES para o quadriênio 2014-2017. Eleito sócio efetivo do Instituto do Ceará (Geográfico, Histórico e Antropológico) em 2013. Atuação como editor de periódicos (MERCATOR, 2004/atual e da Revista da ANPEGE, 2003/2005 e 2010/14) e de Coleção de Livros (da SPRINGER - "The Latin Studies Book Series" e "SpringerBrief in Latin American Studies", 2016/atual e da UFC - Coleção Estudos Geográficos, 2009/atual). Compõe a Comissão Editorial dos Cadernos das Metrópoles (IPPUR-UFRJ, 2011-atual) e participa do Conselho Científico de periódicos na área da geografia e afins: Revista Franco-brasileira CONFINS, Revista GOT (Portugal), GEOUSP, Ateliê Geográfico, Vivência (2002-2011), Revista Eletrônica Caminhos da Geografia, Geotextos, etc. Atua na área de Geografia e Estudos multidisciplinares, com ênfase na temática urbana: comércio, emprego informal, maritimidade e urbanização litorânea.

Publicado

18-08-2020

Como Citar

Cavalcante, T., & Dantas, E. (2020). GEOGRAFIA DO LITORAL EM PRAIAS E VÁRZEAS DE GUSTAVO BARROSO: COASTAL GEOGRAPHY IN PRAIAS E VÁRZEAS BY GUSTAVO BARROSO. Boletim Goiano De Geografia, 40(01), 1–26. https://doi.org/10.5216/bgg.v40i01.63498