SISTEMA TERRITORIAL AGROECOLÓGICO (SiTA): UMA PROPOSTA TEÓRICO-METODOLÓGICA PARA A ANÁLISE E A CONSTRUÇÃO DA AGROECOLOGIA

AGROECOLOGICAL TERRITORIAL SYSTEM (SITA): A THEORETICAL-METHODOLOGICAL PROPOSAL FOR THE CONSTRUCTION AND ANALYSIS OF AGROECOLOGY

Autores

  • Roberto Antônio Finatto Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Laranjeiras do Sul
  • Márcio Freitas Eduardo Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Erechim

DOI:

https://doi.org/10.5216/bgg.v41.62449

Resumo

A Agroecologia se constitui como uma alternativa fundamental para a recriação da agricultura camponesa. A efetivação da Agroecologia somente é possível quando um conjunto de atores – camponeses, instituições, movimentos sociais populares, políticas públicas, consumidores, entre outros – articulam suas ações, constituindo aquilo que definimos como Sistema Territorial Agroecológico (SiTA). Este texto apresenta uma proposta teórico-metodológica para a análise da Agroecologia considerando a sua multidimensionalidade, as escalaridades e as temporalidades dos arranjos territoriais formados pelos integrantes dos sistemas agroecológicos. Enquanto ferramenta analítica, o SiTA busca aprofundar o entendimento dos processos territoriais de desenvolvimento desencadeados pela Agroecologia, ao mesmo tempo em que pretende contribuir para a consolidação das práticas agroecológicas no espaço agrário contemporâneo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberto Antônio Finatto, Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Laranjeiras do Sul

Graduado em Geografia (UFPel). Mestre e Doutor em Geografia (UFSC). Professor da Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Laranjeiras do Sul.

Márcio Freitas Eduardo, Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Erechim

Graduado em Geografia (UNIOESTE, Francisco Beltrão/PR). Mestre e Doutor em Geografia (FCT-UNESP, Presidente Prudente/SP). Docente na Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Erechim/RS.

Publicado

2021-12-13

Como Citar

FINATTO, R. A.; FREITAS EDUARDO, M. . SISTEMA TERRITORIAL AGROECOLÓGICO (SiTA): UMA PROPOSTA TEÓRICO-METODOLÓGICA PARA A ANÁLISE E A CONSTRUÇÃO DA AGROECOLOGIA: AGROECOLOGICAL TERRITORIAL SYSTEM (SITA): A THEORETICAL-METHODOLOGICAL PROPOSAL FOR THE CONSTRUCTION AND ANALYSIS OF AGROECOLOGY. Boletim Goiano de Geografia, Goiânia, v. 41, n. 1, 2021. DOI: 10.5216/bgg.v41.62449. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/bgg/article/view/62449. Acesso em: 28 maio. 2022.