OTIMIZAÇÃO DE MEDIDAS DE ENTROPIA DA PAISAGEM COMO SUBSÍDIO AO PLANEJAMENTO AMBIENTAL - REGIÃO DE GOIÂNIA – GO - DOI 10.5216/bgg.v28i2.5728

Elizon Dias Nunes, Patricia Araújo Romão, Nilson Clementino Ferreira

Resumo


Apresentam-se uma revisão do conceito de entropia, sua aplicação no estudo do relevo e uma rotina para cálculo com diferentes configurações de matriz e resolução espacial do Modelo Digital de Elevação (MDE) por meio de recursos de Geoprocessamento, com a finalidade de subsidiar o planejamento ambiental. A área de estudos envolve o município de Goiânia – GO. A metodologia consistiu na utilização de uma fórmula de cálculo de entropia, aplicada a uma matriz quadrada de convolução de n x n células do MDE relativo ao município de Goiânia. Nessa matriz de convolução, cada célula central foi classificada levando-se em conta a probabilidade de a mesma ocorrer na área analisada, por meio de funções de operações de vizinhança desenvolvidas no programa ArcGis 9.2, por meio de programação em SQL (Linguagem de Consulta Estruturada). Incluiu-se a elaboração e correlação das cartas de hipsometria, de declividade, de curvatura do perfil e plana das vertentes. Foi possível assim realizar o cálculo de entropia do relevo em diferentes configurações de matriz e em diferentes resoluções espaciais do MDE, adequadas às feições do terreno, estando a ferramenta desenvolvida apta a ser utilizada no cálculo de entropia em outras áreas, utilizando para tanto um MDE. Ainda, a carta de entropia mostrou-se relevante na caracterização da diversidade altimétrica, possibilitando separar áreas com distintas classes de dissecação, o que auxiliou compreensão das formas do relevo da região de Goiânia.

 


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5216/bgg.v28i2.5728

 

Endereço:

UFG – Universidade Federal de Goiás - Instituto de Estudos Sócio-Ambientais – IESA Campus II, Conjunto Itatiaia, Caixa Postal 131, Goiânia- Goiás- Brasil.

  Esta obra está licenciada sob uma Creative Commons Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 

Permissions beyond the scope of this license may be available at: http://www.revistas.ufg.br    

 

 

Indexações e Bases Bibliográficas

 

 

PROGRAMA DE PLÁGIO UTILIZADO:

 

FINANCIAMENTO:




APOIO:

Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Goiás

Portal de Periódicos Eletrônicos da Universidade Federal de Goiás

Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal de Goiás