MIGRAÇÃO INTERNACIONAL, ECONOMIA URBANA E TERRITORIALIDADES

INTERNATIONAL MIGRATION, URBAN ECONOMY AND TERRITORIALITIES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/bgg.v39i0.55885

Resumo

Neste início do século XXI, o Ceará se insere no novo quadro da migração no Brasil, entre outros aspectos, por receber importante contingente de migrantes internacionais, com destaque para os africanos, chineses e sul coreanos. Como recebeu investimentos que alteraram sua dinâmica territorial e econômica, Fortaleza se apresentou como uma metrópole que reuniu serviços e investimentos, por consequência oferta de empregos. Assim, o objetivo deste texto é entender a recente migração internacional pela via da economia urbana e das múltiplas territorialidades produzidas pelos migrantes, principalmente para a capital do Ceará, mas também para cidades com centralidade na rede urbana. Desse modo, afirmamos que a presença dos migrantes internacionais neste estado, permite, por um lado, o surgimento de uma economia urbana da migração e novas territorialidades – sentidas pelos fluxos vinculados ao trabalho, estudo, moradia, consumo e lazer. Por outro lado, é possível compreender o perfil dos sujeitos migrantes, suas trajetórias construídas e conflitos existentes a partir das práticas cotidianas. Em síntese, a migração internacional materializada na escala das cidades em apreço é um exemplo da inserção do Ceará de maneira diferenciada na divisão territorial do trabalho do século XXI.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Denise Cristina DCB Bomtempo, Universidade Estadual do Ceará - UECE.

Licenciada em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP, Presidente Prudente. Mestre e Doutora em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia UNESP/Presidente Prudente. Atualmente é Professora Adjunta dos cursos de Graduação em Geografia (licenciatura e bacharelado) e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Coordenadora e Pesquisadora do Laboratório de Estudos Agrários, Urbanos e Populacionais (LEAUP)

Publicado

2019-04-12

Como Citar

BOMTEMPO, D. C. D. MIGRAÇÃO INTERNACIONAL, ECONOMIA URBANA E TERRITORIALIDADES: INTERNATIONAL MIGRATION, URBAN ECONOMY AND TERRITORIALITIES. Boletim Goiano de Geografia, Goiânia, v. 39, p. 1–26, 2019. DOI: 10.5216/bgg.v39i0.55885. Disponível em: https://revistas.ufg.br/bgg/article/view/55885. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos