PADRÃO DE REPRODUÇÃO DO CAPITAL, TERRITÓRIO E INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTES: OS CASOS DE SANTARÉM (PA) E ITAITUBA (PA)

REPRODUCTION PATTERN OF CAPITAL, TERRITORY AND TRANSPORT INFRASTRUCTURE: THE CASES OF SANTARÉM (PA) AND ITAITUBA (PA)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/bgg.v39i0.55542

Resumo

Discute as transformações sócio territoriais nos municípios paraenses de Santarém e Itaituba decorrentes do avanço da produção de soja e dos investimentos em infraestrutura portuária para escoamento dessas commodities ao exterior. Toma como referência teórica o conceito de padrão de reprodução do capital e aponta que dentro do padrão de reprodução exportador de especialização produtiva dar-se uma reorganização dos municípios estudados para atender às exigências do capital globalizado, contrapondo-se, mormente, às demandas sociais das populações locais que são diretamente afetadas por este movimento de acumulação ditado desde fora.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Cezar de Macedo, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Professor Livre-Docente do Instituto de Economia da Unicamp e pesquisador do Centro de Estudos do Desenvolvimento Econômico - CEDE

Evaldo Gomes Junior, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - Unifesspa

Professor da Unifesspa e doutorando em Desenvolvimento Ecoômico do IE-UNICAMP

Publicado

2019-03-29

Como Citar

MACEDO, F. C. de; JUNIOR, E. G. PADRÃO DE REPRODUÇÃO DO CAPITAL, TERRITÓRIO E INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTES: OS CASOS DE SANTARÉM (PA) E ITAITUBA (PA): REPRODUCTION PATTERN OF CAPITAL, TERRITORY AND TRANSPORT INFRASTRUCTURE: THE CASES OF SANTARÉM (PA) AND ITAITUBA (PA). Boletim Goiano de Geografia, Goiânia, v. 39, p. 1–18, 2019. DOI: 10.5216/bgg.v39i0.55542. Disponível em: https://revistas.ufg.br/bgg/article/view/55542. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos