O testemunho de viagem: entre referências desgastadas e influência do mercado turístico

Autores

  • Júlia Fonseca de Castro Universidade Federal de Minas Gerais/IGC- Instituto de Geociências.

DOI:

https://doi.org/10.5216/ag.v10i3.29647

Resumo

Resumo                                                                           

As narrativas de viagem convidam à leitura por estarem vinculadas a diversas áreas do conhecimento e da sensibilidade, suscitando reflexões, dentre elas, sobre a formação e a propagação de discursos de/sobre viagem. Dentro do universo da literatura de viagem, propõe-se uma leitura transversal de textos que são marcados pela valorização do testemunho. Prioritariamente entendido como prova e fragmento da verdade, o testemunho do típico narrador-viajante adquire, ao longo do tempo, um caráter de encenação. Da mesma forma, a ênfase na viagem como modo de testemunhar os lugares assume a forma de práticas superficializadas. Anunciadas como bens de consumo, as viagens são comercializadas em pacotes “estampados” com imagens-clichê, produzidas para estimular a contemplação fácil e o registro rápido durante percursos padronizados. A forte influência do mercado turístico na conformação da cultura das viagens estimula uma renovação nas tradicionais identidades do viajante, que tendem a ser inspiradas na ideia do viajante-testemunha. As anotações de viagem de Alain de Botton e Claude Lévi-Strauss auxiliam a reflexão.

Palavras-chave: viagem, literatura de viagem, mercado turístico, identidade do viajante.


Abstract

Travel narratives are inviting for the reading because they are linked to several areas of knowledge and sensibility, and bring up reflections, among them, about the structuring and propagation of travel discourse. Inside the universe of travel literature, we propose a transversal reading of the texts that are distinguished by valorization of the testimony. Previously understood as proof and fragment of the truth, the typical traveler-narrator testimony acquires, in time, an ethos of play-acting. In the same way, the emphasis on traveling as a way to witness places takes the shape of superficialized practices. Portrayed as consumer goods, travels are sold as “colorful” packages with cliché images that boost easy admiration and quick registering throughout standard routes. The tourism trade’s strong influence in structuring travel culture boosts a renewal of the traditional traveler identities, usually inspired by the notion of travelers as witnesses. The travel notes from Alain Botton and Claude Lévi-Strauss are helpful on this reflection.              

Keywords: Travel, travel’s literature, tourism trade, traveler identity.


Résumé

Les récits de voyage nous invitent à la lecture, en raison de leur liason avec des différends domaines de la connaissance, de la sensibilité et la propagation du discours à propos des voyages. Dans l'univers de la littérature de Voyage, nous proposons une lecture croisée des textes qui mettent en valeur le témoignage du voyageur. Le témoignage type de ce narrateur-voyageur est entendu, la plupart du temps, comme une preuve et/ou morceau de vérité. Alors, au long du temps, il devient une mise en scène du voyage. De même, l'accent mis sur le voyage comme moyen d'appréhender les lieux engendre des habitudes de voyages superficiels. Les voyages, annoncées comme des biens de consommation, sont vendus en " packs " par des images clichés produites afin de stimuler la contemplation et/ou l’inscription facile et rapide dans des voies standardisées. La forte influence du marché du tourisme dans l’élaboration de la culture du voyage stimule un renouvellement des  identités traditionnelles du voyageur qui ont tendance à être inspiré par ce narrateur-voyageur. Les notes de voyage de Alain de Botton et Claude Lévi- Strauss nous aideront durant notre réflexion.

Mots-clés: Voyage, littérature de voyage, marché du tourisme, identité du voyageur.

 

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Biografia do Autor

Júlia Fonseca de Castro, Universidade Federal de Minas Gerais/IGC- Instituto de Geociências.

Bacharel em Turismo, Departamento de Geografia. IGC- Insitituto de Geociências/ Universidade Federal de Minas Gerais- UFMG.

Mestre em Geografia- Área de concentração: Organização do Espaço. IGC- Insitituto de Geociências/ Universidade Federal de Minas Gerais- UFMG.

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Publicado

2017-02-26

Como Citar

FONSECA DE CASTRO, J. O testemunho de viagem: entre referências desgastadas e influência do mercado turístico. Ateliê Geográfico, Goiânia, v. 10, n. 3, p. 248–268, 2017. DOI: 10.5216/ag.v10i3.29647. Disponível em: https://revistas.ufg.br/atelie/article/view/29647. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos