Diagnóstico do turismo ecológico e o papel das parcerias para o desenvolvimento socioeconomico regional e para a sustentabilidade em Goiás

Autores

  • Ismar Borges de Lima UFG
  • Eguimar Felício Chaveiro

Resumo

O diagnóstico do ‘turismo ecológico’ é uma tentativa de se obter um perfil mais completo dessa atividade no estado de Goiás. Apesar de usar o termo ‘turismo ecológico’, o autor situa as atividades turísticas no domínio de ‘turismo natureza’ caracterizando-as como ‘ecocêntrica’ e ‘antropocêntrica’. A investigação visa à identificação das modalidades existentes, as características, os atores envolvidos, os atrativos no destino, e os principais impactos de visitação, as práticas sustentáveis, as áreas de proteção ambiental. Faz parte da pesquisa compreender as interrelações dos atores envolvidos, dos ‘nódulos’ de dificuldades, e da complexidade existente na atividade turística de base ecológica. Também estão sendo considerados para análise, os fatores geopolíticos que moldam e influenciam o desenvolvimento turístico regional. Trata-se de um ‘mapeamento contextual’ de referência para o planejamento, a gestão, a elaboração de políticas públicas e para as tomadas de decisões por parte das diversas organizações, instituições, empresas e do governo. A pesquisa vai incluir estudos de caso e análise de projetos em turismo de outras localidades do Brasil e do exterior. O entendimento das várias experiências no tema vai oferecer o aprendizado necessário para que se possa planejar um turismo de baixo impacto contribuindo para o desenvolvimento sustentável de Goiás. A metodologia inclui o uso do ‘sistema de posicionamento global’ (GPS), os recursos do ‘sistema de informação geográfica (GIS), as ferramentas de georreferenciamento para a localização do destino turístico e rotas bem como para um mapeamento contextualizado do patrimônio natural. Os softwares Arcmap e o ArcGIS vão ser usados para a realização deste projeto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2010-05-13

Como Citar

DE LIMA, I. B.; CHAVEIRO, E. F. Diagnóstico do turismo ecológico e o papel das parcerias para o desenvolvimento socioeconomico regional e para a sustentabilidade em Goiás. Ateliê Geográfico, Goiânia, v. 4, n. 2, p. 274–287, 2010. Disponível em: https://revistas.ufg.br/atelie/article/view/9921. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Nota de Pesquisa