Goiânia(s): Uma discussão sobre representações sociais e identidades conferidas à capital goiana - DOI 10.5216/ag.v4i2.9909

  • Clarinda Aparecida da Silva
  • Maria Geralda de Almeida

Resumo

Este artigo discute alguns referenciais teóricos e conceituais da categoria “representações sociais”. Discute também as representações sociais produzidas e/ou veiculadas pela imprensa escrita e pela publicidade turística sobre a cidade de Goiânia. Essas representações, que usam como pano de fundo principalmente as características paisagísticas do espaço urbano, dão subsídios à construção de várias imagens sobre a cidade e lhe atribui identidades. Elas, contudo, provavelmente, configuram a situação apontada por Penna (1992) como alter-atribuição de identidade. São classificações originadas na exterioridade do grupo, no modo como Goiânia é reconhecida por determinados agentes sociais. Cabe, portanto, entender como a cidade é pensada e representada por seus moradores.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
13-05-2010
Como Citar
da Silva, C. A., & de Almeida, M. G. (2010). Goiânia(s): Uma discussão sobre representações sociais e identidades conferidas à capital goiana - DOI 10.5216/ag.v4i2.9909. Ateliê Geográfico, 4(2), 86-106. https://doi.org/10.5216/ag.v4i2.9909
Seção
Artigos