As mulheres na produção socioespacial de Goiânia: invisibilidade e sexismo

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DOI:

https://doi.org/10.5216/ag.v15i2.70240

Resumo

Goiânia, como qualquer outro espaço urbano, é produto social e, por isso, a produção das suas formas e dos seus conteúdos é amalgamada pelo capitalismo e pela cultura do patriarcado, contextos econômicos e culturais que a situam no tempo e no espaço. A questão central deste artigo é averiguar quais as implicações deste processo na dinâmica espacial da cidade e no cotidiano de vida das mulheres goianienses. As reflexões aqui apresentadas foram compostas por pesquisas acumuladas sobre a produção socioespacial de Goiânia; teses, dissertações e livros que tratam das histórias das mulheres e das cidades; e por uma pesquisa online realizada em 2021.

Palavras-chaves: Goiânia. Mulheres. Capitalismo. Patriarcado.

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Publicado

22-10-2021

Como Citar

Hizim Pelá, M. C., & Chaveiro, E. F. . (2021). As mulheres na produção socioespacial de Goiânia: invisibilidade e sexismo. Ateliê Geográfico, 15(2), 202–218. https://doi.org/10.5216/ag.v15i2.70240

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Artigos