A Feira Interinstitucional Agroecológica: alternativas para a construção da Soberania Alimentar na Região Metropolitana de Goiânia

Autores

  • Stéfanny da Cruz Nóbrega Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-5044-5871
  • Lara Cristine Gomes Ferreira Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.5216/ag.v15i1.66864

Resumo

Este artigo versa sobre as problemáticas socioambientais, bem como os efeitos para a saúde, desencadeadas pela estruturação do agronegócio no Brasil, em especial em Goiás e Centro-Oeste brasileiro. As problemáticas são discutidas à luz dos conceitos de território e soberania alimentar e apresentam um breve histórico da tomada de consciência da sociedade civil sobre os malefícios deste modelo fomentado pelo Império Agroalimentar global. Neste contexto, realizam-se reflexões sobre as práticas estratégicas para a construção da soberania alimentar na Região Metropolitana de Goiânia. É apresentada e discutida a experiência da Feira Interinstitucional Agroecológica, pautada no tripé ensino-pesquisa-extensão. Com base nesta experiência, o objetivo central do presente artigo, foi o de analisar como a articulação construída pode potencializar a possibilidade de acesso à alimentação saudável, ampliando o debate sobre a importância do seu consumo, a partir do papel educativo propiciado pela aproximação agricultor/a – consumidor/a.

Palavras chaves: produção agroecológica; agricultura camponesa; extensão universitária; desenvolvimento socioterritorial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-10-22

Como Citar

NÓBREGA, S. da C.; FERREIRA, L. C. G. A Feira Interinstitucional Agroecológica: alternativas para a construção da Soberania Alimentar na Região Metropolitana de Goiânia. Ateliê Geográfico, Goiânia, v. 15, n. 2, p. 137–161, 2021. DOI: 10.5216/ag.v15i1.66864. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/atelie/article/view/66864. Acesso em: 22 maio. 2022.

Edição

Seção

Artigos