Cartografia Escolar Inclusiva: o jogo digital educacional como instrumento na alfabetização cartográfica de alunos surdos e deficientes auditivos

  • Tuane Telles Rodrigues Universidade Federal de Santa Maria
  • Roberto Cassol Universidade Federal de Santa Maria
  • Wilson de Oliveira Miranda Universidade Federal de Santa Maria

Resumo

As novas metodologias no ensino de Geografia têm buscado propostas modernas para a aproximação entre as comunidades que compõem a sociedade, o que se convencionou chamar de educação inclusiva. Nesse sentido, a pesquisa aqui relatada buscou contribuir no aperfeiçoamento das técnicas voltadas ao ensino e à aprendizagem da Cartografia Escolar de alunos surdos e deficientes auditivos, no município de Santa Maria, RS. A metodologia empregada foi estruturada em três fases: a primeira, na observação dos alunos da Escola Estadual de Educação Especial Dr. Reinaldo Fernando Cóser; a segunda, foi a construção do perfil dos alunos surdos e deficientes auditivos que estudam no município; a terceira, a avaliação das impressões dos alunos em relação ao jogo digital “CartoCon: Nossa Expedição geográfica”, através da abordagem qualitativa. Os resultados obtidos foram positivos, evidenciando que o jogo digital, quando adaptado às condições dos alunos, é um recurso viável no ensino inclusivo de Cartografia Escolar, atendendo demandas dos estudantes que integram a comunidade surda do município.

Palavras-chave: Ensino de Geografia. Cartografia Escolar Inclusiva. Jogo digital.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tuane Telles Rodrigues, Universidade Federal de Santa Maria

Doutoranda em Geografia no Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGeo) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Endereço postal: Departamento de Geografia e Geociências, Centro de Ciências Naturais e Exatas, Universidade Federal de Santa Maria.

Roberto Cassol, Universidade Federal de Santa Maria

Professor Doutor em Geografia Humana pela USP.
Atualmente, professor colaborador no Departamento de Geografia e Geociências e no Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal de Santa Maria. Endereço postal: Departamento de Geografia e Geociências, Centro de Ciências Naturais e Exatas, Universidade Federal de Santa Maria. CEP 97105-900, Santa Maria, RS, Brasil.

Wilson de Oliveira Miranda, Universidade Federal de Santa Maria

Professor Doutor em Educação pela UFRGS
Atualmente, é professor do curso de educação da Universidade Federal de Santa Maria
Endereço postal: Departamento de Educação Especial, centro de educação, Universidade Federal de Santa Maria. CEP l 97105-300, Santa Maria, RS, Brasil.

Publicado
21-04-2020
Como Citar
Rodrigues, T. T., Cassol, R., & Miranda, W. de O. (2020). Cartografia Escolar Inclusiva: o jogo digital educacional como instrumento na alfabetização cartográfica de alunos surdos e deficientes auditivos. Ateliê Geográfico, 14(1), 248-265. https://doi.org/10.5216/ag.v14i1.57350
Seção
Artigos