Interfaces entre a Educação do Campo e a Agroecologia em áreas de assentamentos rurais no estado do Paraná

  • Marizete Borges
  • Elder José Marcelites Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
  • Roberto Antonio Finatto Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Laranjeiras do Sul. http://orcid.org/0000-0001-8467-5133

Resumo

Este trabalho problematiza a relação entre a Educação do Campo e a Agroecologia em áreas de assentamentos rurais vinculados ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Parte-se do pressuposto de que a Agroecologia, enquanto matriz produtiva difundida pelo MST, potencializa e reforça a perspectiva de uma Educação do Campo emancipatória, que valoriza o conhecimento e o modo de vida dos sujeitos, além de contribuir para a sua permanência no campo. Assim, a escola adquire centralidade no processo de educação formal e passa a ser um espaço privilegiado para o estudo das contradições do campo brasileiro, bem como para a difusão dos princípios da Agroecologia. A escola, entretanto, não consegue garantir essa formação se não acompanhar o movimento da realidade em que está inserida. Amparado em revisão da literatura, análise documental, entrevistas e observações in loco, este texto apresenta uma análise das ações em torno da Agroecologia desenvolvidas em duas escolas do campo localizadas em assentamentos rurais no estado do Paraná, contextualizando os avanços e os limites nas suas práticas pedagógicas.

Palavras-chave: Educação do Campo; Agroecologia; Assentamentos rurais.

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Biografia do Autor

Marizete Borges

Especialista em Educação do Campo e Licenciada em Interdisciplinar em Educação no Campo: Ciências Naturais, Matemática e Ciências Agrárias pela Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Laranjeiras do Sul (UFFS). Assistente Administrativa no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS).

Elder José Marcelites, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Mestre em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável e Especialista em Educação do Campo pela Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Laranjeiras do Sul (UFFS). Licenciado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Câmpus de Presidente Prudente. Agente Educacional no Colégio Estadual do Campo Chico Mendes.

Roberto Antonio Finatto, Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Laranjeiras do Sul.

Doutor e Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Licenciado em Geografia pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Integra o Grupo de Pesquisa em Educação do Campo, Cooperação e Agroecologia (GECCA) e o Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Região, Urbanização e Desenvolvimento (nerud). Professor Adjunto da Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Laranjeiras do Sul.

Publicado
20-04-2020
Como Citar
Borges, M., Marcelites, E. J., & Finatto, R. A. (2020). Interfaces entre a Educação do Campo e a Agroecologia em áreas de assentamentos rurais no estado do Paraná. Ateliê Geográfico, 14(1), 283-304. https://doi.org/10.5216/ag.v14i1.56336
Seção
Artigos