Os projetos pedagógicos dos cursos de formação de professores de Geografia após a aprovação das Diretrizes Curriculares Nacionais

Autores

  • Eliana Marta Barbosa de Morais Universidade Federal de Goiás, Goiânia, Goiás, Brasil.
  • Adriana Olivia Alves Universidade Federal de Goiás, Goiânia, Goiás, Brasil.
  • Miriam Aparecida Bueno Universidade Federal de Goiás, Goiânia, Goiás, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.5216/ag.v13i1.55870

Resumo

Objetiva-se analisar a formação de professores de Geografia em diferentes Instituições de Ensino Superior (IES) no Brasil, avaliando as alterações ocorridas na formação inicial no período de 2002 a 2012 em função das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN’s). Trata-se de uma pesquisa coletiva desenvolvida no âmbito do Núcleo de Ensino e Pesquisa em Educação Geográfica (NEPEG), que agrega pesquisadores de diferentes IES brasileiras. A problemática da formação de professores de Geografia no âmbito das DCN’s envolve o contexto político da educação brasileira; o cenário de sua implantação; e os impactos já percebidos na formação de professores de Geografia em função dessas DCN’s. Apresentar-se-á nesse artigo a primeira etapa da pesquisa, qual seja, a análise dos projetos pedagógicos das instituições envolvidas, para conhecer a relação do projeto com as DCNs; a concepção do estágio e da prática como componente curricular; a relação teoria e prática; a posição e a carga horária das disciplinas pedagógicas, destacando as convergências e divergências quanto ao embate entre legislação e projeto pedagógico.

Palavras-chave: Diretrizes Curriculares Nacionais; Projetos Pedagógicos; Formação de Professores em Geografia; Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-04-20

Como Citar

MORAIS, E. M. B. de; ALVES, A. O.; BUENO, M. A. Os projetos pedagógicos dos cursos de formação de professores de Geografia após a aprovação das Diretrizes Curriculares Nacionais. Ateliê Geográfico, Goiânia, v. 13, n. 1, p. 170–186, 2019. DOI: 10.5216/ag.v13i1.55870. Disponível em: https://revistas.ufg.br/atelie/article/view/55870. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos