Proposta de ampliação do corredor ecológico da quarta colônia na bacia hidrográfica do alto Jacuí/RS

Autores

  • Patrícia Ziani Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.
  • Eliane Maria Foleto Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.5216/ag.v13i1.53228

Resumo

O objetivo geral da pesquisa é analisar os fragmentos de vegetação da Bacia Hidrográfica do Alto Jacuí (BHAJ) visando a ampliação do Corredor Ecológico da Quarta Colônia. Assim, têm-se como objetivos específicos: identificar a área do Corredor Ecológico da Quarta Colônia na BHAJ; delimitar e mapear os fragmentos de vegetação presentes na BHAJ; realizar a sobreposição dos dados obtidos no mapeamento dos fragmentos de vegetação da BHAJ com os limites do Corredor Ecológico da Quarta Colônia; propor, através dos princípios da Ecologia da Paisagem e Geoecologia, a ampliação da área do Corredor Ecológico da Quarta Colônia através
da incorporação de novos fragmentos de vegetação do Bioma Mata Atlântica presentes na BHAJ. Portanto, realizaram-se pesquisas bibliográficas, mapeamentos temáticos e trabalhos de campo. Entre os resultados destaca-se: a identificação de 14 áreas para incorporar e ampliar o Corredor Ecológico da Quarta Colônia (zona núcleo) que dão continuidade a fragmentos de vegetação do Bioma Mata Atlântica, que já foram definidos como zona núcleo da Reserva da Biofera Mata Atlântica.

Palavras-Chave: Fragmentos de Vegetação; Bioma Mata Atlântica; Reserva da
Biosfera Mata Atlântica; Serviços Ambientais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-04-20

Como Citar

ZIANI, P.; FOLETO, E. M. Proposta de ampliação do corredor ecológico da quarta colônia na bacia hidrográfica do alto Jacuí/RS. Ateliê Geográfico, Goiânia, v. 13, n. 1, p. 107–123, 2019. DOI: 10.5216/ag.v13i1.53228. Disponível em: https://revistas.ufg.br/atelie/article/view/53228. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos