Agronegócio e ambiente no Cerrado tocantinense: um panorama dos municípios com base em indicadores

Autores

  • Lucas Barbosa e Souza Universidade Federal do Tocantins, Porto Nacional, Tocantins, Brasil.
  • Juliana Ramalho Barros Universidade Federal de Goiás, Goiânia, Goiás, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.5216/ag.v13i1.51961

Resumo

A recente expansão do agronegócio sobre o Cerrado tocantinense tem sido responsável por diferentes tipos de transformações nesse bioma-território, incluindo mudanças ambientais. Suas consequências podem afetar o clima, a água, a sociobiodiversidade e os modos de vida de populações, sobretudo daquelas que habitam o campo e que dependem diretamente da natureza para a sua autossustentação. Partindo desse contexto, o presente artigo tem como objetivo traçar um panorama da situação dos municípios do estado do Tocantins com base em diferentes indicadores: agropecuários (tais como áreas de cultivo, de pastagens e rebanhos) e ambientais (tais como desmatamento acumulado e déficits de reserva legal e de áreas de proteção permanente). Foi verificada também, dentro dos limites de cada município, a presença de comunidades tradicionais e de assentados rurais, grupos considerados mais expostos e vulneráveis às consequências negativas do agronegócio sobre o ambiente. Buscou-se, assim, conhecer a conjuntura do tema em
escala estadual e identificar municípios prioritários para a realização de estudos detalhados e para a execução de políticas públicas de monitoramento, fiscalização e conservação ambiental.
Palavras-chave: fronteira agrícola; mudanças ambientais; sociobiodiversidade;
Tocantins.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-04-20

Como Citar

SOUZA, L. B. e; BARROS, J. R. Agronegócio e ambiente no Cerrado tocantinense: um panorama dos municípios com base em indicadores. Ateliê Geográfico, Goiânia, v. 13, n. 1, p. 124–149, 2019. DOI: 10.5216/ag.v13i1.51961. Disponível em: https://revistas.ufg.br/atelie/article/view/51961. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos