Trabalho de campo com turismo rural como uma proposta metodológica no ensino da Geografia

  • Rosani Lidia Dahmer Programa de Pós-Graduação de Geografia - UFSC
  • Daniele Lima Gelbcke Doutoranda em Geografia, Programa de Pós Graduação em Geografia, UFSC. Engenheira Agrônoma, CIDASC, SC.
  • Rosa Elisabete Militz Wypyczynski Martins Profª. Drª. Departamento de Geografia/FAED/UDESC; LEPEGEO - Laboratório de Estudos e Pesquisas de Educação em Geografia; Programa de Pós-Graduação em Geografia/UFSC.

Resumo

Resumo

O presente artigo apresenta uma reflexão sobre o trabalho de campo em área de turismo rural como proposta metodológica a ser desenvolvida no ensino de Geografia. Parte-se do princípio que, para o aprendizado ser significativo, os alunos devem ser capazes de estabelecer relações entre os conteúdos desenvolvidos em sala de aula e aqueles vivenciados no cotidiano, relacionando conceitos e conteúdos com seus cotidianos, em diferentes escalas de análises geográficas. Estudando a categoria paisagem, podemos abordar o tema meio ambiente na disciplina da geografia. O turismo rural pedagógico se apresenta como metodologia diferenciada para a educação básica e ensino superior, do ponto de vista interdisciplinar e atendendo a transversalidade da temática ambiental. A Associação de Agroturismo Acolhida na Colônia oferece entre outras modalidades de turismo rural, o pedagógico, atendendo alunos e professores das escolas de diferentes lugares do Estado de Santa Catarina, valorizando as propriedades das famílias agricultoras, que passaram a diversificar suas atividades, adequando-as as novas realidades.

Palavras – chave: trabalho de campo, turismo rural, Geografia, meio ambiente, prática docente.

 

Abstract

This article focuses on the role of field work in rural area tourism as a methodology proposed for development in Geography teaching. We depart from the principle that students must be able to establish relationships between content developed in the classroom and their own life experiences in order to have meaningful learning, relating concepts and content with their daily lives in different geographical scales of analysis. It is possible to approach the environmental issue within the discipline of geography through the study of the landscape. Pedagogical rural tourism comes as an alternative methodology for both basic and higher education from an interdisciplinary point of view while considering the mainstreaming of environmental issues. One of the modalities offered by an association of colonial agritourism named Associação de Agroturismo Acolhida na Colônia is pedagogical, thus providing for both students and teachers from schools in different places of Santa Catarina state while increasing property value of farming families, who have started to diversify and adapt their activities to a new reality.

Keywords: Field Work, Rural Tourism, Geography, Environment, Teaching Practice.

 

Resumen

 Este artículo presenta una reflexión sobre el papel del trabajo de campos en un espacio de turismo rural como propuesta metodológica a ser desarrollada en la enseñanza de Geografía. Se supone que, para que el aprendizaje sea significativo, los alumnos deben ser capaces de establecer relaciones entre los contenidos desarrollados en aula y aquellos vivenciados en su cuotidiano. A través del estudio del paisaje podemos abordar el tema medio ambiente en los estudios de Geografía. El turismo rural pedagógico se presenta como metodología alternativa diferenciada hacia la educación básica y la educación superior por el punto de vista interdisciplinar y sirve a la transversalidad de la temática ambiental. La Associação de Agroturismo Acolhida na Colonia ofrece, entre otras formas de turismo rural, el pedagógico, al servicio de estudiantes y maestros de las escuelas de diferentes lugares del Estado de Santa Catarina, dando valor a las propiedades de las familias agricultoras, que pasaron a diversificar sus actividades, adaptándolas a las nuevas realidades.

Palabras –clave: trabajo de campo, turismo rural, Geografía, medio ambiente, práctica docente.

 

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Biografia do Autor

Rosani Lidia Dahmer, Programa de Pós-Graduação de Geografia - UFSC

Professora de geografia da educação básica, rede pública estadual de SC.

Professora de gegrafia, modalidade EaD, Uniasselvi, Indaial, SC.

Mestrado de geografia: Área de concentração: utilização e conservação de recursos naturais, linha de pesquisa: processos educativos.

 

Daniele Lima Gelbcke, Doutoranda em Geografia, Programa de Pós Graduação em Geografia, UFSC. Engenheira Agrônoma, CIDASC, SC.

Engenheira agrônoma da Cidasc, SC.

Doutoranda em Geografia, Prorama de Pós  Graduação em Geografia, UFSC.

Rosa Elisabete Militz Wypyczynski Martins, Profª. Drª. Departamento de Geografia/FAED/UDESC; LEPEGEO - Laboratório de Estudos e Pesquisas de Educação em Geografia; Programa de Pós-Graduação em Geografia/UFSC.

Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUI (1989), especialização em Psicopedagogia pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões-URI (2001), Mestrado em Educação pela Universidade de Passo Fundo-UPF (2004) e Doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2010). Trabalha como Professora Adjunta na Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC na área do Ensino de Geografia. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Processo de aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino da Geografia, currículo e formação de professores para educação básica e formação continuada e Estágios Curriculares Supervisionados. Atualmente trabalha como professora colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Geografia na UFSC na linha de pesquisa Geografia em Processos Educativos com orientações de pesquisas na área do ensino de Geografia, diferentes linguagens e formação docente. Coorderna um grupo de de pesquisa Ensino de Geografia, Formação Docente e Diferentes Linguagens.

Publicado
22-05-2016
Como Citar
Dahmer, R., Gelbcke, D., & Martins, R. E. (2016). Trabalho de campo com turismo rural como uma proposta metodológica no ensino da Geografia. Ateliê Geográfico, 10(1), 192-210. https://doi.org/10.5216/ag.v10i1.32923
Seção
Artigos