La fuerza de un mito: la presencia del paisaje “nacional” en la publicidad turística gallega en España - DOI 10.5216/ag.v1i1.2371

Autores

  • Federico López Silvestre Universidad de Caldas
  • Rubén C. Lois González Universidad de Caldas

DOI:

https://doi.org/10.5216/ag.v1i1.2371

Resumo

No mundo contemporâneo há uma semelhança entre os métodos adotados pelos nacionalistas para fomentar a identificação da imagem de seus lugares através de uma paisagem singular, e as práticas de marketing aplicadas pelas instituições para promoverem determinados “produtos turísticos de massa”, pelos sinais facilmente identificáveis das paisagens que querem vender. Em ambos os casos, trata-se de destacar a exaltação essencialista ou caricatural de determinados elementos paisagísticos. Esta hipótese é ilustrada com este estudo de caso sobre a Galicia. Assim como existe um “identidade paisagística catalana” ou “andaluza”, também existe uma “identidade paisagística galega”: certos elementos topográficos, climáticos, botânicos e culturais que dão forma a nossa paisagem e a distingue das demais. Todavia, desde que o regionalismo e o nacionalismo no século XIX se atentaram para o território, tem se servido insaciavelmente do mesmo. Os elementos iconográficos que contribuíram na definição na identidade nacional galega na paisagem se mantiveram ao longo do século XX com a publicidade turística. Estariam esses elementos presente na atual publicidade? Há diferença entre o imaginário nacionalista e a iconografia turística? No presente artigo comprova-se a insistência da publicidade televisiva que, para a Junta de Galicia – governo autônomo ou regional –, enfoca a “galleguidad” da paisagem, “galleguidad” que se exalta mediante o uso de uma série de elementos de forte carga simbólica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Federico López Silvestre, Universidad de Caldas

Departamento de Historia del Arte - Universidad de Santiago de Compostela / España

Rubén C. Lois González, Universidad de Caldas

Departamento de Geografía - Universidad de Santiago de Compostela / España

Publicado

2007-11-13

Como Citar

SILVESTRE, F. L.; GONZÁLEZ, R. C. L. La fuerza de un mito: la presencia del paisaje “nacional” en la publicidad turística gallega en España - DOI 10.5216/ag.v1i1.2371. Ateliê Geográfico, Goiânia, v. 1, n. 1, p. 1–24, 2007. DOI: 10.5216/ag.v1i1.2371. Disponível em: https://revistas.ufg.br/atelie/article/view/2371. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos