Saquet, Marcos Aurélio. Por uma Geografia das territorialidades e das temporalidades: uma concepção multidimensional voltada para a cooperação e para o desenvolvimento territorial.

Autores

  • Jorgeanny de Fatima Rodrigues Moreira Universidade Federal de Goiás

Resumo

Em Por uma Geografia das territorialidades e das temporalidades: uma concepção multidimensional voltada para a cooperação e para o desenvolvimento territorial, Marcos Aurélio Saquet levanta questões acerca da importância e necessidade do conhecimento geográfico em esclarecer aspectos do território e das territorialidades ligados ao espaço-tempo. Saquet esclarece que além dos recursos didáticos utilizados para pesquisar e analisar o território como os níveis escalares, é fundamental levar em conta os níveis temporais. Dessa forma, o autor faz uma análise do território a partir do movimento histórico e nas relações transmultiescalares. Para isso, Saquet dialoga com autores do Brasil e países como Itália e França para subsidiar sua análise sobre a relação espaço-tempo-território. Essas análises estão ligadas ainda, aos processos de desenvolvimento local/territorial a partir da participação, cooperação e preservação ambiental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jorgeanny de Fatima Rodrigues Moreira, Universidade Federal de Goiás

Turismóloga graduada pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Mestranda em Geografia pelo Programa de Pós Graduação em Geografia do IESA/UFG. Acadêmica do Curso de Geografia nessa mesma Instituição.

Downloads

Publicado

2012-08-28

Como Citar

MOREIRA, J. de F. R. Saquet, Marcos Aurélio. Por uma Geografia das territorialidades e das temporalidades: uma concepção multidimensional voltada para a cooperação e para o desenvolvimento territorial. Ateliê Geográfico, Goiânia, v. 6, n. 2, p. 222–227, 2012. Disponível em: https://revistas.ufg.br/atelie/article/view/17571. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Resenhas