Diagnóstico socioambiental do entorno da Microbacia Hidrográfica do Riacho Namorado no município de São João do Cariri-PB - DOI 10.5216/ag.v6i4.17509

Autores

  • Telma Lucia Bezerra Alves Universidade Federal de Campina Grande - UFCG
  • Pedro Vieira de Azevedo Universidade Federal de Campina Grande - UFCG.
  • André Aires de Farias Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

DOI:

https://doi.org/10.5216/ag.v6i4.17509

Resumo

Dados dos aspectos sociais da população rural da Microbacia Hidrográfica Riacho Namorado e circunvizinhança, no município de São João do Cariri – PB, foram usados na realização do diagnóstico socioambiental e identificação do perfil dos proprietários rurais. Foram aplicados 25 questionários, seguindo a nomenclatura da Secretaria de Saúde do município. Foram também registradas as coordenadas geográficas de cada propriedade rural para posterior visualização da distribuição das propriedades em uma imagem de satélite da área de estudo. Os principais resultados indicaram que a população amostrada apresenta uma distribuição de faixa etária equilibrada, nível de escolaridade médio até o 5° ano incompleto, são proprietários das terras e residentes a mais de dez anos na região. As famílias utilizam lenha como fonte energética, associada ao gás GLP. As fontes principais de água são cisternas e açudes e os resíduos sólidos são queimados ou eliminados livremente no ambiente. A agricultura e a pecuária são as principais atividades econômicas das propriedades, a renda é composta por apenas um salário mínimo e a produção agropecuária é basicamente para a subsistência das famílias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Telma Lucia Bezerra Alves, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

Geógrafa, Bolsista CNPq, Mestre em Recursos Naturais, Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande, UFCG.

Pedro Vieira de Azevedo, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG.

Mteorologista e Agrônomo, Professor do Departamento de Ciências Atmosféricas- DCA, Universidade Federal de Campina Grande, UFCG. Rua Aprígio Veloso, 882, Bairro Universitário, 58429-140, Campina Grande-PB

André Aires de Farias, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

Licenciado em Ciências Agrárias, Mestre em Recursos Naturais, Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande, UFCG.

Downloads

Publicado

2012-12-31

Como Citar

ALVES, T. L. B.; AZEVEDO, P. V. de; FARIAS, A. A. de. Diagnóstico socioambiental do entorno da Microbacia Hidrográfica do Riacho Namorado no município de São João do Cariri-PB - DOI 10.5216/ag.v6i4.17509. Ateliê Geográfico, Goiânia, v. 6, n. 4, p. 88–109, 2012. DOI: 10.5216/ag.v6i4.17509. Disponível em: https://revistas.ufg.br/atelie/article/view/17509. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos