Foco e Escopo

A revista Ateliê Geográfico é um periódico quadrimestral do Programa de Pós-Graduação em Geografia do Instituto de Estudos Socioambientais (IESA) da Universidade Federal de Goiás (UFG) com publicação de artigos científicos revisados por pares a cegas no campo de Geografia e ciências conexas, tais como História, Educação, Ciências Ambientais, Geociências, Antropologia, Sociologia, Turismo e Planejamento Urbano e Regional, mas não se limitando a elas. A Ateliê Geográfico tem a preocupação com o estudo da complexidade que permeia e afeta as relações sociais e os espaços urbanos e rurais contemporâneos, territórios, paisagens, recursos naturais e sistemas de produção. O periódico publica artigos com base em seus méritos acadêmico e científico, visando a contribuição do conhecimento e a originalidade. Nenhuma taxa é cobrada dos autores em qualquer fase da revisão ou publicação.

A revista Ateliê Geográfico também tem como missão integrar projetos de pesquisas e pesquisadores por meio da criação de uma plataforma de rede multidisciplinar em benefício da produção intelectual e científica.

Processo de Avaliação pelos Pares

Todos os artigos enviados para publicação, estando em conformidade com as diretrizes para autores, serão avaliados por até 3 (três) pareceristas, membros do Conselho Científico da revista. Os avaliadores indicarão o parecer, que será encaminhado ao autor, contendo a indicação de aprovação sem restrições, aprovação com sugestão de mudanças (sem devolução aos pareceristas), aprovação com sugestão de mudanças (com devolução aos pareceristas) ou reprovação. Caso a temática do manuscrito demandar, haverá a participação de consultores ad hoc (avaliadores externos), com base nos quais a Equipe Editorial poderá aceitar ou solicitar alterações. 

Quando houver sugestão de mudanças, o parecerista indicará as correções do manuscrito, e a publicação só acontecerá quando todas as alterações forem cumpridas satisfatoriamente.

Para assegurar a integridade da avaliação por pares cega, para submissões à revista, deve-se tomar todos os cuidados possíveis para não revelar a identidade de autores e avaliadores entre os mesmos durante o processo. Isto exige que autores, editores e avaliadores (passíveis de enviar documentos para o sistema, como parte do processo de avaliação) tomem algumas precauções com o texto e as propriedades do documento. Excetuando a indicação de autoria no início e final do trabalho, os quais serão retirados pelos editores antes do envio aos pareceristas, os autores do documento devem excluir do texto seus nomes, substituindo com "Autor" e o ano em referências e notas de rodapé, em vez de nomes de autores, título do artigo, etc. Em documentos do Microsoft Office, a identificação do autor deve ser removida das propriedades do documento (no menu Arquivo > Propriedades), iniciando em Arquivo, no menu principal, e clicando na sequência: Aqruivo > Salvar como... > Ferramentas (ou Opções no Mac) > Opções de segurança... > Remover informações pessoais do arquivo ao salvar > OK > Salvar. Em PDFs, os nomes dos autores também devem ser removidos das Propriedades do Documento, em Arquivo no menu principal do Adobe Acrobat.

 

Periodicidade

Quadrimestral (três números ao ano).

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Indexadores e bases bibliográficas

Atualmente a revista Ateliê Geográfico possui as seguintes indexações e bases bibliográficas:

 

ERIH PLUS (European Reference Index for the Humanities and Social Sciences)

 

Directory of Open Access Journals

DOAJ (Directory of Open Access Jornals)

 

EBSCO HOST - Research Databases (em processo de inclusão na plataforma)

 

 

LATINDEX (Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal);

 

Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico

 

    

Repósitório Científico de Acesso Aberto de Portugal

 

GEODADOS

 

Directory of open access Shcolarly Resouces

 

 

Diretório de Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras

  

BASE (Bielefeld Academic Serarch Engine).

 

 

PORTAIS/REPOSITÓRIOS

 

Portal de Periódicos da CAPES

 

IBICT-SEER (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - Sistema Eletrônico de Editoração Científica)

 

Portal de Periódicos da UFG

 

 

DOI

Ateliê Geográfico é associada à CrossRef - organization for scholarly publishing working to make content easy to find, link, cite and assess. (http://www.crossref.org/).

 

 

Ética em publicação & Declaração sobre irregularidade em publicações

A revista Ateliê Geográfico é totalmente dedicada e empenhada em proteger a ética na publicação e a qualidade dos trabalhos. Para isso, padrões de comportamento ético são, por conseguinte, esperado de todas as partes envolvidas: editores, colaboradores , autores, co-autores , revisores, e qualquer outra pessoa envolvida no âmbito administrativo e editorial.

Em particular, as referidas partes devem estar cientes de:

Autores / co-autores / Contribuintes:

Os autores devem ser objetivos em suas discussões a respeito do significado da pesquisa. Espera-se que os artigos apresentem contribuições originais ou que preencham lacunas na literatura contribuindo  assim para o avanço do campo de conhecimento e diferentes áreas das ciências. Um manuscrito de qualidade e, portanto, publicável, deve ser bem referenciado com abordagens metodológicas claras e consistentes de modo que outros posssam ser capazes de compreender o valor dos experimentos. Ideias falsas, conscientemente tendenciosa, ou declarações imprecisas são consideradas comportamento antiético e não podem ser toleradas. Plágio em todos os seus aspectos é uma infração grave e antiética. Copiar e utilizar  opiniões, ideias, abordagens, métodos, ferramentas, textos, citações, imagens, figuras, diagramas, etc., sem dar os devidos créditos ou prestar atenção aos direitos autorais é, naturalmente, inaceitável. Enviando o mesmo documento simultaneamente a mais de uma revista é também uma ação de publicação antiética e não deve ser praticada. Em relacao a artigos em co-autoria, o autor principal para troca de correspondencias deve se certificar que não há conflitos de interesses ou litígio entre as partes na aprovacao da versão final do artigo para publicação.

Editores:

Os editores devem avaliar os trabalhos exclusivamente com base no seu mérito acadêmico. Um editor não deve, em qualquer circunstância, usar informações inéditas em sua própria investigação sem um acordo escrito imediata do(s) autor(s). Os editores devem tomar medidas sensatas quando reinvindicações éticas são levantadas a respeito de um documento ou artigo publicado. Também é prudente que os editores consultem o Editor-Chefe e/ou outros editores do periódico antes de ter uma decisão final sobre cada caso.

Revisores:

Qualquer artigo/manuscrito recebido para revisão deve ser tratado como um documento estritamente confidencial. Informações de primeira mão, dados, ideias, abordagens ou metodologias/métodos obtidos por meio do processo de avaliação e revisão por pares devem ser mantidos em sigilo. Comentários devem ser conduzidos de maneira objetiva e profissional com argumentos e, se for o caso, indicar e destacar áreas específicas que podem ser melhoradas pelo(s) autor(es). Qualquer avaliador selecionado que se sinta nao-qualificado suficientemente para avaliar um determinado manuscrito para o qual tenha sido apontado, deve informar ao editor em questão solicitando um outro revisor para o artigo. Não pode haver conflito de interesses entre um revisor convidado e autor(es) em avaliação. Conflitos de interesse resultantes de relacoes ou ligacoes de concorrência ou que evidencie cooperação entre o revisor e autor(es) em avaliação, bem como empresas, ou instituições ligados ao artigo não podem ocorrer para se assegurar a isenção e transparência do mérito da publicação.

A revista Ateliê Geográfico compromete-se com os princípios éticos do COPE (Committee on Publication Ethics) descritos em http://publicationethics.org/.