v. 7 n. 2 (2021): Cena(s) Negra(s)

					Visualizar v. 7 n. 2 (2021): Cena(s) Negra(s)

Acompanhando a urgência da demanda contemporânea na qual diferentes olhares sobre as múltiplas abordagens cênicas da dança, do teatro, do circo, da direção de arte e as formas de vida em diáspora negra, o presente dossiê reune trabalhos realizados sobre as Cena(s) Negra(s), que envolvam artistas negras(os) e suas diferentes formas de conhecimento e de luta pela visibilidade das diferenças. O dossiê visa compilar análises sobre a presença e sabedoria negra nas Artes da Cena e todas as possibilidades de arranjos cênicos, incluindo as perspectivas estéticas, antropológicas e históricas, envolvendo questões que permeiam políticas, performances, poéticas, localidades, dramaturgias, corporalidades e epistemologias entrecruzadas.

Publicado: 2022-03-25

Editorial

Dossiê Temático

  • Construindo um currículo negro Notas sobre identidade, diferença e aliança no campo das Danças Negras

    Fernando Ferraz
    006-045
    DOI: https://doi.org/10.5216/ac.v7i2.69818
  • Eu não sou esgoto do gozo alheio

    Liana da Cunha
    046-089
    DOI: https://doi.org/10.5216/ac.v7i2.70233
  • Cenas pretas e restaurações do encantamento do mundo Um olhar para o trabalho coreográfico de Tiago Oliveira

    Victor Hugo Neves de Oliveira, Tiago Oliveira
    090-113
    DOI: https://doi.org/10.5216/ac.v7i2.70121
  • Entre o cinema e o teatro A utilização de recursos épico-brechtianos em Bacurau

    Brendon de Alcantara Diogo
    114-151
    DOI: https://doi.org/10.5216/ac.v7i2.70439
  • O erê dos 25 anos do Bando de Teatro Olodum

    Regia Mabel Freitas
    152-195
    DOI: https://doi.org/10.5216/ac.v7i2.69907
  • As vozes que geram a forma no teatro negro feminista da Capulanas Cia. de Artes Negra

    Kleber Lourenço
    196-220
    DOI: https://doi.org/10.5216/ac.v7i2.70393
  • Corpo, voz, palavra e poder A negação do negro no Teatro brasileiro.

    Newton Armani de Souza
    221-248
    DOI: https://doi.org/10.5216/ac.v7i2.70461
  • Triologia da fuga utopia, memória e futuro nas dramaturgias de Jhonny Salaberg

    Carlos Alberto Mendonça Filho
    249-282
    DOI: https://doi.org/10.5216/ac.v7i2.70140
  • Insubmissão pelas frestas agência de corpos negros de dança e educação.

    André Luiz de Sousa, Juliana Gouthier
    283-312
    DOI: https://doi.org/10.5216/ac.v7i2.70013
  • Epistemologias afrocentradas na academia desafios de um concurso para docente em dança

    Maria Falkembach, Claudio Baptista Carle, Eloisa Leite Domenice
    313-352
    DOI: https://doi.org/10.5216/ac.v7i2.70438

Temas Variados

  • A Direção de Arte e o Mascaramento

    João Pedro Bento Ribeiro
    353-381
    DOI: https://doi.org/10.5216/ac.v7i2.69584
  • Corpo risível: o reverso da cura

    Elderson Melo de Miranda, Rodrigo Peixoto Barbara
    382-410
    DOI: https://doi.org/10.5216/ac.v7i2.70546
  • Laboratório de artes cênicas na socioeducação. Pedagogia teatral para jovens em conflito com a lei.

    José de Souza; Profº Drº Paulo Bareicha
    411-451
    DOI: https://doi.org/10.5216/ac.v7i2.70455

Relato de Experiência

  • A África no Taanteatro

    Wolfgang Pannek
    452-478
    DOI: https://doi.org/10.5216/ac.v7i2.70445