Corpo, voz, palavra e poder

A negação do negro no Teatro brasileiro.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ac.v7i2.70461

Resumo

Artigo apresentando o resultado da aplicação da descrição do discurso proposta por Michel Foucault à análise de uma obra sobre a História do Teatro brasileiro, com atenção ao tratamento oferecido à negritude. Os enunciados apresentados pelo autor exaltam um homem negro alforriado, como primeiro ator brasileiro reconhecido como tal, na mesma maneira que consideram que o negro desaparece dos palcos, após o século XIX. Partindo dos mesmos argumentos, mas pensando o Teatro para além da dramaturgia, fomos capazes de provar o contrário, em especial considerando o corpo como elemento central do fazer do teatral, ao invés da palavra escrita.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Newton Armani de Souza, Universidade Federal de Goiás, (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil, newton_souza@ufg.br

Professor de Montagem de Espetáculos e Pedagogia do Teatro da Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goias. Especialista em Teatro e Dança pelo Centro de Artes Cênicas da Universidade de São Paulo (USP), Mestre em Artes pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) e Doutor em Estudos de Teatro pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Professor Colaborador do Programa de Pós Graduação em Artes da Cena (EMAC/UFG).

Referências

BASTIDE, R. As religiões africanas no Brasil. Contribuição a uma sociologia das interpenetrações das civilizações. Tradução [Capellato, M.E., Krähenbühl] São Paulo: Livraria Pioneira Editora, 1989.

BAKHTIN, M. A cultura popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rabelais. Tradução [Vieira, Y. F.] São Paulo: Hucitec/Editora da Universidade de Brasília, 1987.

CARLSON, M. Performances de cultura. In. Performance: uma introdução crítica. Trad. [Thais Flores Nogueira Diniz, Maria Antonieta Pereira]. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2010, pp. 22-44).

FOUCAULT, Michel. A Arqueologia do Saber. [Trad. Luiz Felipe Baeta Neves]. 7ed. Rio de Janeiro: Editora Forense Universitária, 2009.

MBEMBE, A. Crítica da Razão Negra. Trad. [Marta Lança]. Lisboa: Antígona, 2014.

PRADO, Décio de Almeida. Teatro de Anchieta a Alencar. São Paulo: Perspectiva, 1993.

SOUZA, Newton. A. de. Teatro de Rua na Cadência do Samba. O processo de montagem de “O nome do Negro”, em São Paulo. Lisboa: Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa, Programa de Estudos em Teatro, 2019 (Tese de doutorado).

Downloads

Publicado

2022-03-25

Como Citar

DE SOUZA, N. A. Corpo, voz, palavra e poder: A negação do negro no Teatro brasileiro. Arte da Cena (Art on Stage), Goiânia, v. 7, n. 2, p. 221–248, 2022. DOI: 10.5216/ac.v7i2.70461. Disponível em: https://revistas.ufg.br/artce/article/view/70461. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático