O Malandro Anda Assim de Viés...

O Personagem-tipo do Malandro e sua Constituição no Imaginário Social Brasileiro

Autores

  • Daniel Marques da Silva Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5216/ac.v5i2.60485

Resumo

Resumo:

O artigo investiga o tipo do malandro e sua figuração na tradição popular brasileira, no teatro musicado carioca, na Música Popular Brasileira, tencionando afirmar que sua constituição no imaginário social do país é uma alternativa, talvez a única possível, de integração de boa parte de uma população de excluídos.

Palavras-chave: teatro popular brasileiro; personagem-tipo; tipo cômico; Malandro; malandragem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Marques da Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Bacharel em Artes Cênicas com Habilitação em Direção Teatral pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1989), Mestre em Teatro pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1998) e Doutor em Artes Cênicas pela mesma instituição (2004). Pós-Doutor em Artes pela Universidade Estadual Paulista (2014). É Professor Associado de Interpretação Teatral da Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia. Atualmente está cedido por meio de Acordo de Cooperação Técnica ao Bacharelado em Direção Teatral da Escola de Comunicação e ao Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2016-2020). Desenvolve pesquisas e leciona na área das Artes Cênicas, com especial dedicação aos estudos sobre o trabalho do ator, a arte do palhaço, circo, comicidade, teatro brasileiro, teatro musicado e cultura popular.

Downloads

Publicado

2019-12-10

Como Citar

DA SILVA, D. M. O Malandro Anda Assim de Viés...: O Personagem-tipo do Malandro e sua Constituição no Imaginário Social Brasileiro. Arte da Cena (Art on Stage), Goiânia, v. 5, n. 2, 2019. DOI: 10.5216/ac.v5i2.60485. Disponível em: https://revistas.ufg.br/artce/article/view/60485. Acesso em: 28 mar. 2024.