“GOSTO DE FLOR”

Dramaturgia de Imagens e Mitologia Pessoal no Jogo da Construção Poética

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ac.v6i1.59894

Resumo

O presente artigo busca analisar a construção dramatúrgica do espetáculo “Gosto de Flor” do Arkhétypos Grupo de Teatro, trazendo para o foco da discussão o conceito de mitologia pessoal e o trabalho de composição a partir de imagens. O referido trabalho foi concebido com base no jogo da construção poética, metodologia desenvolvida pela diretora, bailarina e pesquisadora Lara Rodrigues Machado e teve como ponto de partida uma investigação sobre o amor na perspectiva do universo masculino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Robson Carlos Haderchpek, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, Rio Grande do Norte, Brasil.

Ator, diretor, professor e pesquisador formado e pós-graduado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Bacharel em Artes Cênicas, começou a estudar teatro em 1994 no Núcleo de Artes Cênicas do SESI de Rio Claro/SP. Fez Mestrado e Doutorado na área de Artes/Teatro e atualmente desenvolve uma pesquisa acerca dos princípios ritualísticos da cena. É professor e coordenador do Curso de Teatro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, atua também no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas e coordena Projetos de Extensão e Pesquisa na UFRN. Trabalha ativamente na área de Teatro estabelecendo um diálogo constante entre as práticas artísticas da academia e o cenário teatral contemporâneo; dirigiu mais de trinta trabalhos. Tem promovido debates e palestras a respeito da arte teatral e dos saberes populares, incentivando a formação de Grupos de Pesquisa dentro e fora da Universidade. Desenvolve ainda atividades artísticas na área de interpretação, direção, preparação corporal de atores e pedagogia teatral. Em 2006 foi contemplado pelo PAC (Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo), em 2008 foi vencedor do Mapa Cultural Paulista, em 2009 ganhou o FUNARTE de Teatro de Rua e em 2012 ganhou juntamente com o Grupo Arkhétypos, o Prêmio de Teatro Myriam Muniz – FUNARTE Categoria Montagem. Tem atuado continuamente em parceria com grupos de teatro e pesquisadores do Brasil e do exterior.

Referências

ARAÚJO, Allan Phyllipe Gomes Cassemiro de. Entre a dor e o amor: a excitação do corpo sensível, as memórias e os afetos nos processos de criação cênica. Natal, RN: [s.n.], 2017. Dissertação de mestrado, UFRN.
DURAND, Gilbert. O imaginário: ensaio acerca das ciências e da filosofia da imagem. Rio de Janeiro: DIFEL, 1998.
FEINSTEIN, David & KRIPPNER Stanley. Mitologia Pessoal: a psicologia evolutiva do self. São Paulo: Cultrix, 1992.
HADERCHPEK, Robson Carlos (org). Arkhétypos Grupo de Teatro: Encontros e Atravessamentos. Natal: Fortunella Editrice, 2017.
HUIZINGA, Johan. Homo Ludens: o jogo como elemento da cultura. São Paulo: Perspectiva, 2007.
JUNG, Carl Gustav. Os arquétipos e o inconsciente coletivo. Petrópolis: Vozes, 2012.
MACHADO, Lara Rodrigues. Danças no Jogo da Construção Poética. Natal: Jovens Escribas, 2017.
MACHADO, Lara Rodrigues. O Jogo da Construção Poética: Processo Criativo em Dança. Campinas, SP: [s.n.], 2008. Tese de doutorado, UNICAMP.
SANTOS, Inaicyra Falcão dos. Corpo e Ancestralidade: Uma Configuração Estética Afro-Brasileira. In Revista Repertório Teatro & Dança nº 24, p.79-85. Salvador: PPGAC/UFBA, 2015.

Downloads

Publicado

2020-07-25

Como Citar

HADERCHPEK, R. C. “GOSTO DE FLOR”: Dramaturgia de Imagens e Mitologia Pessoal no Jogo da Construção Poética. Arte da Cena (Art on Stage), Goiânia, v. 6, n. 1, 2020. DOI: 10.5216/ac.v6i1.59894. Disponível em: https://revistas.ufg.br/artce/article/view/59894. Acesso em: 28 mar. 2024.