CENOGRAFIA, DIREÇÃO DE ARTE E DESIGN DE CENA

Autores

  • Alexandre Silva Nunes Universidade Federal de Goiás
  • Cassia Maria Monteiro Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Ismael Scheffler Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Resumo

A presente edição da revista Arte da Cena traz a primeira parte do dossiê temático Cenografia, Direção de Arte e Design da Cena. Devido à grande demanda de propostas submetidas, os organizadores decidiram dividir o dossiê em duas partes, reservando outros artigos relacionados aos presentes estudos para o próximo número da revista, quando o dossiê se fará completo.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre Silva Nunes, Universidade Federal de Goiás

Alexandre Silva Nunes é professor da Universidade Federal de Goiás (UFG), onde ajudou a fundar e coordena o curso de bacharelado em Direção de Arte. É também coordenador do recém-criado Mestrado em Artes da Cena e leciona nos cursos de licenciatura em Teatro e bacharelado em Artes Cênicas. É editor da revista Arte da Cena e líder do grupo de pesquisa ÍMAN - Imagem, Mito e Imaginário nas Artes da Cena. Coordena o LABORSATORI - Núcleo Multidisciplinar de Pesquisa nas Artes da Cena e o Festival Universitário de Artes Cênicas de Goiás - FUGA. Foi membro do Conselho Deliberativo da Fundação Rádio e Televisão Educativa e Cultural – RTVE (2014-2015) e é autor do livro ATOR, SATOR, SATORI - Labor e Torpor na Arte de Personificar (2012). É Doutor em Artes Cênicas, pela Universidade Federal da Bahia - UFBA (2010), Mestre em Artes pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2005) e Licenciado em Artes Cênicas, pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE (2000).

Cassia Maria Monteiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Cassia Maria Monteiro é artista-pesquisadora, professora do Curso de Artes Cênicas - Cenografiae Artes Cênicas - Indumentáriada Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) desde 2011. Doutora (2016) e Mestre (2010) pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO, com orientação da Profa. Dra. Evelyn Furquim Werneck Lima. Realizou doutorado-sanduíche na CUNY - City University of New York sob a supervisão do Professor Marvin Carlson. É Bacharel em Artes Cênicas com Habilitação em Cenografia pela Escola de Teatro da UNIRIO (2008). Atualmente, é coordenadora do GT Poéticas Espaciais, Visuais e Sonoras da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas - ABRACE e membro da Comissão Brasileira de Curadoria e Organização da Mostra dos Estudantes da Prague Quadriennal of Performance Design and Space. Em parceria com a Profa. Evelyn Lima é co-autora do livro Entre arquiteturas e cenografias: Lina Bo Bardi e o Teatro(2012). De 2006 a 2017 foi pesquisadora do Laboratório Estudos do Espaço Teatral e Memória Urbana. Entre 2009 e 2011 exerceu o cargo Professora Substituta de Cenografia/Caracterização do Departamento de Artes Cênicas da Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP.

Ismael Scheffler, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Ismael Scheffler é professor do Departamento Acadêmico de Desenho Industrial da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, onde também coordena o curso de Especialização em Cenografia e o de Especialização em Artes Híbridas. É doutor em Teatro pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2013), onde também concluiu o mestrado em Teatro (2004). É Especialista em Teatro (2001) e Bacharel em Direção Teatral pela Faculdade de Artes do Paraná (1999). Participou do Laboratório de Estudo do Movimento na Escola Internacional de Teatro Jacques Lecoq, em Paris, entre 2010 e 2011. É membro do GT Poéticas Espaciais, Visuais e Sonoras da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas – ABRACE.

Downloads

Publicado

2019-01-31

Como Citar

NUNES, A. S.; MONTEIRO, C. M.; SCHEFFLER, I. CENOGRAFIA, DIREÇÃO DE ARTE E DESIGN DE CENA. Arte da Cena (Art on Stage), Goiânia, v. 4, n. 2, p. 5, 2019. Disponível em: https://revistas.ufg.br/artce/article/view/56971. Acesso em: 28 mar. 2024.