APONTAMENTOS SOBRE A HISTÓRIA DA ILUMINAÇÃO MODERNA

a parceria entre tecnologia e cena.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ac.v4i2.54795

Resumo

O presente artigo propõe apresentar uma reflexão sobre a cena moderna, forjada ao final do século XIX, a partir dos impactos das novas tecnologias da iluminação elétrica. Analisando tal contexto, procuraremos repensar o comum antagonismo entre os movimentos naturalista e simbolista enquanto fundadores da referida modernidade, propondo que, para além de suas oposições, a parceria entre tecnologia e cena marcariam seus aspectos comuns, determinando exatamente o que poderíamos chamar de moderno, mais a partir de um modo de fazer do que dos resultados estéticos visuais almejados. Para tal, revisaremos alguma bibliografia já consagrada no que concerte à história e estética da cena moderna, outra mais atual de revisão da questão e, por fim, verificaremos a questão central aqui proposta na proposição de cena de André Antoine e Loie Fuller.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Berilo Luigi Deiró Nosella, Universidade Federal de São João del Rei

Professor de Iluminação Cênica e Direção Teatral, atuando na área de Teoria, Análise e História e Historiografia do Texto e da Cena Teatral, do Curso de Graduação em Teatro e do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas do Departamento de Artes Cênicas da Universidade Federal de São João del Rei - UFSJ. Graduação em Artes/Comunicação - Bacharelado em Imagem e Som pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (2001). Mestrado em Literatura e Crítica Literária pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP (2007). Doutorado (2008) e Pós-doutorado (2017-2018) na área de História e Historiografia do Teatro do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO. Líder do Grupo de Pesquisa (CNPq) em História, Politica e Cena (UFSJ) e pesquisador vinculado aos Grupos de Pesquisa do CNPq: Estudos de História e Historiografia do Espetáculo-UNIRIO; e História e Teatro-UFU. Tem experiência na área de Artes-Teatro, com ênfase em Teoria e História do Teatro, Análise do Texto e de Cena Teatral e Elementos Visuais do Espetáculo, atuando principalmente nos seguintes temas: Teoria e História do Teatro, Dramaturgia Moderna, Dramaturgia Moderna Brasileira, História e Formação do Teatro Brasileiro, Iluminação Cênica e Encenação.

Downloads

Publicado

2018-12-31

Como Citar

NOSELLA, B. L. D. APONTAMENTOS SOBRE A HISTÓRIA DA ILUMINAÇÃO MODERNA: a parceria entre tecnologia e cena. Arte da Cena (Art on Stage), Goiânia, v. 4, n. 2, 2018. DOI: 10.5216/ac.v4i2.54795. Disponível em: https://revistas.ufg.br/artce/article/view/54795. Acesso em: 29 mar. 2024.