REFLEXÕES SOBRE A COMPOSIÇÃO CENOGRÁFICA E O PALIMPSESTO A PARTIR DA PRÁTICA TEATRAL EM ESPAÇOS DE USO NÃO CONVENCIONAL

Autores

  • Daniel Marcos Pereira Mendes Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.5216/ac.v4i2.54427

Resumo

Neste artigo é abordado um tema relacionado à imagética da cena, mais precisamente acerca da Composição Cenográfica de espetáculos teatrais praticados em espaços de uso não convencional. Aqui será dedicada uma atenção especial à analogia entre a Composição Cenográfica e o palimpsesto, tendo em vista a importância dos espaços que são eleitos, seus significados peculiares e suas contribuições para a dinamização da narrativa cênica.

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Biografia do Autor

Daniel Marcos Pereira Mendes, Universidade Federal de Minas Gerais

  • Mestre em Artes Cênicas (Mestrado Acadêmico) pela Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP (2016).
  • Bacharel em Artes Visuais com habilitação em Escultura pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2005).
  • Ator, Cenógrafo, Figurinista e Maquiador de Espetáculos Teatrais - DRT MG-7565.
  • Fundador do Núcleo Galatéia - Investigação da Visualidade na Cena.
  • Integrante do Grupo Giramundo Teatro de Bonecos (de 2006 a 2010).
  • Desenvolve pesquisas relacionadas ao Espaço Cênico com ênfase em Cenografia e Cenotecnia. Trabalha com Direção de Arte em Audiovisuais e em Teatro, Caracterização Cênica, Figurinos, Máscaras, Maquiagem e  a  criação e execução de Bonecos para Espetáculos Teatrais e outras mídias.    
  • Atualmente é efetivado enquanto Técnico de Laboratório em Cenotecnia e Iluminação no Departamento de Artes Cênicas da Escola de Belas Artes UFMG.

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Publicado

2018-12-31

Como Citar

MENDES, D. M. P. REFLEXÕES SOBRE A COMPOSIÇÃO CENOGRÁFICA E O PALIMPSESTO A PARTIR DA PRÁTICA TEATRAL EM ESPAÇOS DE USO NÃO CONVENCIONAL. Arte da Cena (Art on Stage), Goiânia, v. 4, n. 2, 2018. DOI: 10.5216/ac.v4i2.54427. Disponível em: https://revistas.ufg.br/artce/article/view/54427. Acesso em: 25 abr. 2024.