Arte Contemporânea e Espacialidade

Alberto Tassinari e as reflexões de Hélio Oiticica em Aspiro ao Grande Labirinto

Autores

  • Cristiane dos Guimarães Alvim Nunes Universidade Federal de Uberlândia https://orcid.org/0000-0002-3887-6660
  • Luis Eduardo dos Santos Borda Universidade Federal de Uberlândia
  • Marco Antonio Pasqualini de Andrade Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.5216/vis.v17.56089

Palavras-chave:

Arte Contemporânea, Espacialidade, Hélio Oiticica

Resumo

Este artigo aborda os conceitos de espaço elaborados pelo crítico de arte Alberto Tassinari e investiga como tais conceitos ajudam-nos a compreender as reflexões de Hélio Oiticica em Aspiro ao Grande Labirinto. Através dos conceitos “espaço em obra”, “espaço da obra” e “espaço do mundo em comum”, Tassinari procura compreender os desenvolvimentos da espacialidade moderna no século XX. A partir das ideias de Tassinari, este artigo busca assimilar a intenção de Oiticica em proporcionar imersões na espacialidade de sua obra. Considera, ainda, uma breve contextualização de sua produção no cenário nacional e internacional de seu tempo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiane dos Guimarães Alvim Nunes, Universidade Federal de Uberlândia

Arquiteta e Urbanista. Mestre em Arquitetura e Urbanismo (FAUeD/UFU-MG, 2017-2019). Pós-graduada em Geoprocessamento (SENAC/SP, 2012) e Gestão Ambiental (UFSCar/SP, 2006). Graduada em Arquitetura e Urbanismo (UFV/MG, 1999).

Luis Eduardo dos Santos Borda, Universidade Federal de Uberlândia

Pós-Doutorado pela USP (2014). Doutorado em Artes pela USP (2003). Mestrado em História Social da Cultura pela PUC-RJ (1994). Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela UFPel-RS (1984). Professor Associado 4 da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e Design (FAUeD) da UFU-MG e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbansimo da FAUeD-UFU. Atua principalmente nos seguintes temas: Arquitetura, Arte, Modernismo e Oscar Niemeyer.

Marco Antonio Pasqualini de Andrade, Universidade Federal de Uberlândia

Pós-Doutorado pela UFRJ (2018). Doutorado em Artes pela USP (2007). Mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela USP (1999). Graduado em Arquitetura pela USP (1989). Membro do Comitê Brasileiro de História da Arte (CBHA) e associado a Latin American Studies Association (LASA) e Association of Art Historians (AAH). Professor Adjunto do Instituto de Artes da UFU/MG. Atua principalmente nos seguintes temas: arte contemporânea brasileira e internacional, arte na região do Triângulo Mineiro e entorno, crítica de arte, apresentação e curadoria de exposições de arte, história da arquitetura moderna e contemporânea.

Referências

B47 Bólide Caixa 22. [s.d.]. 1 Fotografia [autoria desconhecida]. Disponível em: https://d3swacfcujrr1g.cloudfront.net/img/uploads/2000/01/013302128819.jpg. Acesso em: 01 nov. 2017.

BREST, P. Y. B6 Bólide Caixa 6. [s.d.]. 1 Fotografia. Disponível em: https://d3swacfcujrr1g.cloudfront.net/img/uploads/2000/01/008577000009.jpg. Acesso em: 01 nov. 2017.

_______.Penetrável Invenção da Luz. [s.d.].1Fotografia. Disponível em: https:// d3swacfcujrr1g.cloudfront.net/img/uploads/2000/01/013302129409.jpg. Acesso em: 01 nov. 2017.

CAETANO, Antônio. Metaesquema. [s.d.]. 1 Fotografia. Disponível em: https://d3swacfcujrr1g.cloudfront.net/img/uploads/2000/01/013302129459.jpg. Acesso em: 01 nov. 2017.

GOEDEWAAGEN, Bob. Grande Núcleo. [s.d.]. 1 Fotografia. Disponível em: https://d3swacfcujrr1g.cloudfront.net/img/uploads/2000/01/008585000009.jpg. Acesso em: 01 nov. 2017.

_______. Penetrável PN1, Homenagem a Mário Pedrosa. [s.d.]. 1 Fotografia. Disponível em: https://d3swacfcujrr1g.cloudfront.net/img/uploads/2000/01/008587000009.jpg. Acesso em: 01 nov. 2017.

GULLAR, Ferreira. Teoria do Não-Objeto. In: AMARAL, Aracy. Projeto Construtivo Brasileiro na Arte: 1950-1962. Rio de Janeiro: Museu de Arte Moderna. São Paulo: Pinacoteca,1977.

OITICICA FILHO, Cesar. Tropicália. [s.d.]. 1 Fotografia. Disponível em: https://d3swacfcujrr1g.cloudfront.net/img/uploads/2000/01/013302128829.jpg. Acesso em: 01 nov. 2017.

OITICICA, Hélio. Aspiro ao Grande Labirinto. Rio de Janeiro: Rocco, 1986.

PARANGOLÉ P1, Capa 1. [s.d.]. 1 Fotografia [autoria desconhecida]. Disponível em: https://d3swacfcujrr1g.cloudfront.net/img/uploads/2000/01/013302129419.jpg. Acesso em: 01 nov. 2017.

PROJETO Hélio Oiticica. Disponível em: https://www.heliooiticica.org.br/home.php. Acesso em: 26 nov. 2017.

TASSINARI, Alberto. O Espaço Moderno. São Paulo: Cosac Naify Edições, 2001.

Downloads

Publicado

2019-09-26

Como Citar

DOS GUIMARÃES ALVIM NUNES, C.; DOS SANTOS BORDA, L. E.; PASQUALINI DE ANDRADE, M. A. Arte Contemporânea e Espacialidade: Alberto Tassinari e as reflexões de Hélio Oiticica em Aspiro ao Grande Labirinto. Visualidades, Goiânia, v. 17, p. 17, 2019. DOI: 10.5216/vis.v17.56089. Disponível em: https://revistas.ufg.br/VISUAL/article/view/56089. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos