A criação de visualidade sobre a identidade brasileira: fotografia portuguesa colonial e contemporânea

Autores

  • Cristiane Herres Instituto Federal de Brasília, Brasil
  • Lorena Travassos Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa/ Capes, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.5216/vis.v16i1.49990

Palavras-chave:

Visualidade. Colonialismo. Imagem do brasileiro.

Resumo

O presente trabalho se propõe a realizar uma análise inicial sobre a formação da imagem do brasileiro considerando o discurso historicamente construído e reforçado na fotografia colonial. Tal visualidade resiste através dos tempos, consistindo em uma forma de colonialismo contemporâneo por caracterizar-se como uma ação reducionista das identidades, em dissimulação de uma ideologia globalizada. A possibilidade de criação de paradoxo a esses discursos é analisada por meio da reflexão sobre o trabalho de André Cepeda e Miguel Valle de Figueiredo, fotógrafos portugueses com trabalhos fotográficos, jornalísticos ou artísticos, acerca do brasileiro.

 

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Biografia do Autor

Cristiane Herres, Instituto Federal de Brasília, Brasil

Cristiane Herres Terraza: Docente em Artes Visuais no Instituto Federal de Brasília; pesquisadora (DGP/CNPq/Brasil), Doutora em Arte pelo PPG-IdA/UnB – Brasil.

Lorena Travassos, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa/ Capes, Brasil

Mestre em Comunicação (UFPB – Brasil), Doutoranda em Ciências da Comunicação na Universidade Nova de Lisboa (FCSH-UNL), Investigadora do CIC-Digital / UL, bolsista da CAPES - Brasil.

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Publicado

2018-06-28

Como Citar

HERRES, C.; TRAVASSOS, L. A criação de visualidade sobre a identidade brasileira: fotografia portuguesa colonial e contemporânea. Visualidades, Goiânia, v. 16, n. 1, 2018. DOI: 10.5216/vis.v16i1.49990. Disponível em: https://revistas.ufg.br/VISUAL/article/view/49990. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos