O primitivo flerta com o moderno

os filmes de Carmen Miranda como encenação das relações entre Estados Unidos e América Latina na Política da Boa Vizinhança

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/vis.v17.57401

Palavras-chave:

Carmen Miranda, Boa Vizinhança, Filme

Resumo

Este trabalho debate e relaciona três cenas referentes aos três primeiros filmes de Carmen Miranda nos Estados Unidos, “Serenata Tropical” (Down Argentine Way, 1940), “Uma Noite no Rio” (That Night in Rio, 1941) e “Aconteceu em Havana” (Week-End in Havana, 1941). O objetivo é discutir como os cenários das cenas escolhidas dialogam entre si, estabelecendo na narrativa cinematográfica uma forte dualidade entre moderno e civilizado versus atrasado, agrário e selvagem, como representações das relações entre Estados Unidos e América Latina no contexto da Política da Boa Vizinhança.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Káritha Bernardo de Macedo, Universidade do Estado de Santa Catarina

É doutoranda do Programa De Pós-Graduação Em Artes Visuais - PPGAV, Linha Ensino das Artes Visuais, da Universidade Do Estado De Santa Catarina – UDESC, mestre em História (2014) e bacharel em Moda (2011) pela mesma instituição; professora do Instituto Federal de Santa Catarina- IFSC da área de Vestuário.

Endereço Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7252572511854491

Mara Rúbia Sant´ Anna

É doutora em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005), mestre (1996) e graduada (1990) em História pela Universidade Federal de Santa Catarina. Realizou estágio de doutoramento na École des Hautes Études en Sciences Sociales; Pós-Doutoramentos na Universidade de Strasbourg (2011) e na Universidade Federal do Rio de Janeiro (2018). É professora efetiva da Universidade do Estado de Santa Catarina, membro dos Programas de Pós-graduação em Moda e de Artes Visuais da mesma instituição.

Endereço Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8949042412277782

Downloads

Publicado

2019-09-18

Como Citar

MACEDO, K. B. de; SANT´ ANNA, M. R. O primitivo flerta com o moderno: os filmes de Carmen Miranda como encenação das relações entre Estados Unidos e América Latina na Política da Boa Vizinhança. Visualidades, Goiânia, v. 17, p. 24, 2019. DOI: 10.5216/vis.v17.57401. Disponível em: https://revistas.ufg.br/VISUAL/article/view/57401. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos