Testemunhar por imagens: oralidade, memória social e a produção do audiovisual na pesquisa histórica
Resumo
Este artigo trata da relação entre a história e o audiovisual na pesquisa, explorando a experiência da história oral, a produção da entrevista em audiovisual e a produção do documentário a partir do registro audiovisual. Nas reflexões teóricas sobre o papel epistemológico da oralidade na história, defende-se a ideia de que, na produção da narrativa histórica é possível incorporar o audiovisual como ferramenta de registro da memória social e como fonte de produção da narrativa historiográfica. O objetivo do artigo é o de refletir sobre a relação entre história oral, o audiovisual e a produção da narrativa historiográfica em audiovisual, a partir do momento em que o historiador introduz a câmera digital na pesquisa de campo, o que o torna um produtor de um novo tipo de fonte histórica, um verdadeiro caderno de campo audiovisual, que registra situações com detalhes, gestos, lágrimas, sorrisos, tensão, emoções, fazendo surgir novos caminhos e possibilidades para a narrativa histórica: uma história visual ou audiovisual, a narrativa historiográfica em audiovisual, um verdadeiro campo de novidades desafiando o velho e acomodado narrador de Clio.
Downloads
Referências
BLOCH, M. Introdução à História. Lisboa: Publicações
Europa América, 1997.
FERRO, M. O filme: uma contra-análise da sociedade?
In: LE GOFF, J.; NORA, P. (Org.). História: novos objetos.
Tradução Terezinha Marinho. Rio de Janeiro: F. Alves, 1976.
p. 202-203.
HOBSBAWM, Eric. Sobre História. São Paulo: Cia das
Letras, 1997.LE GOFF, Jacques. Memória e História. Campinas:
Unicamp, 1996.
MAUAD, Ana Maria. Fontes de memória e o conceito de
escrita videográfica: a propósito da fatura do texto videográfico
Milton Guran em três tempos (LABHOI, 2010). História
oral, [S.l.], v. 1, n. 13, 2010.
SOUZA, C.M. Todo Direito é um Direito Humano! Da luta
pela redemocratização à construção da cidadania pelos direitos:
a história do Centro de Defesa de Direitos Humanos de
Osasco. In: MACHADO, A.; TOLEDO, M.R.(Org.). Golpes na
História e na Escola: O Brasil e a América Latina nos Séculos
XX e XXI. São Paulo: Editora Cortez, 2017.
THOMPSON, E. P. As peculiaridades dos ingleses e outros
artigos. Organização geral Antônio Luigi Negro e Sergio Silva.
Campinas: Editora da Unicamp, 2001.
THOMPSON, P. História Oral: a voz do passado. Rio de
Janeiro: Paz e Terra, 1992.
TODO direito é humano. Direção de Lucas Navarro e
Claudia Moraes de Souza. 2015. DVD (26min).
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Visualidades e publicaremos a correção num dos próximos números.