Cenários do vácuo e o desaparecimento. Ausência e representação visual em Eco (Xacio Baño, 2015)

  • Fernando Redondo Neira Facultade de Ciencias da Comunicación na área de Comunicación Audiovisual da Universidade de Santiago de Compostela (USC)
Palavras-chave: Ausência, Intimidade, Sobriedade

Resumo

 Integrado no movimento do Novo Cinema Galego, de cujo carácter fronteiriço participa, o filme Eco constitui ao mesmo tempo uma representação emotiva e reflexiva sobre as ideias do vácuo, ausência e desaparecimento. A leitura em écran dos diários da mãe de um dos protagonistas coloca esta amostra de não ficção numa das linhas mais inovadoras do cinema contemporâneo: a expressão da subjectividade e a projeção exterior de determinados aspectos da intimidade. A análise fílmica tenta compreender como as imagens conseguem, com a concretude que lhes caracteriza e uma sobriedade formal extrema, tratar da abstração própria das emoções.

 

 

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Biografia do Autor

Fernando Redondo Neira, Facultade de Ciencias da Comunicación na área de Comunicación Audiovisual da Universidade de Santiago de Compostela (USC)

Licenciado en Ciencias da Información pola Universidade do País Vasco (UPV) e Doutor pola Universidade de Santiago de Compostela (USC). Profesor na Facultade de Ciencias da Comunicación na área de Comunicación Audiovisual da USC. Autor do libro Carlos Velo. Itinerarios do documental nos anos trinta, editor e coordinador do volume Documental e Cidadanía Membro da Asociación Española de Historiadores do Cine (AEHC) e da Asociación Galega de Investigadoras e Investigadores da Comunicación (AGACOM).

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Publicado
19-12-2018
Como Citar
Redondo Neira, F. (2018). Cenários do vácuo e o desaparecimento. Ausência e representação visual em Eco (Xacio Baño, 2015). Visualidades, 16(2). https://doi.org/10.5216/vis.v16i2.56387
Seção
Dossiê Cultura Visual 3