Calzona Collective

um laboratório para a Land Art no século XXI

  • Brett Stalbaum Universidade da Califórnia, San Diego (UCSD)
  • Jane de Almeida Professora e pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Educação, Arte e História da Cultura na Universidade Mackenzie http://orcid.org/0000-0003-1520-0729
  • Paula Poole Shelter Valley Public Library, Julian, California
  • Cicero da Silva Arthur C. Clarke Center, Universidade da Califórnia, San Diego (UCSD) http://orcid.org/0000-0002-1767-4357
Palavras-chave: Land art, Mídia digital, Arte e tecnologia

Resumo

O presente relato apresenta uma proposta artística conceitual desenvolvida pelos autores no deserto do Mojave, na Califórnia. Calzona Collective é uma instalação coletiva que debate questões ligadas aos espaços territoriais, ocupações, falcatruas nas ocupações de terras, gentrificação e a própria fruição artística. O coletivo de artistas busca repensar as representações do campo da Land Art, no contexto do século XXI, em localidades remotas. O coletivo adquiriu no site de leilões Ebay vastas quantidades de terra. Cada alqueire de terra nessa região custa em torno de um dólar. Essa área de terra é denominada Calzona. Nesse espaço territorial, que pertence aos artistas individualmente, os artistas desenvolvem suas ações e obras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Brett Stalbaum, Universidade da Califórnia, San Diego (UCSD)

Prof. Associado no departamento de Humanidades e Ciências Sociais, professor orientador de mestrado e doutorado nos cursos de Design Especulativo e no curso Interdisciplinar de Computação nas Artes.

Jane de Almeida, Professora e pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Educação, Arte e História da Cultura na Universidade Mackenzie

Professora e pesquisadora no departamento de Artes Visuais da Universidade da California, San Diego (UCSD) e no Programa de Pós-graduação em Educação, Arte e História da Cultura na Universidade Mackenzie.

Paula Poole, Shelter Valley Public Library, Julian, California

Paula Poole é artista e professora de artes visuais. Mestre em Artes Visuais pelo California Institute of the Arts (CalArts).

Cicero da Silva, Arthur C. Clarke Center, Universidade da Califórnia, San Diego (UCSD)

Professor e pesquisador no Arthur C. Clarke Center for Human Imagination na Universidade da California, San Diego (UCSD) e professor de mídias digitais na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Brasil.

Referências

ANDREWS, Max (Ed.) Land, Art: A Cultural Ecology Handbook. Londres: Verso, 2006.

BEARDSLEY, John. Earthworks and Beyond. Contemporary Art in the Landscape. New York: UC Press, 1998.

BOETTGER, Suzaan. Earthworks: Art and the Landscape of the Sixties. Berkeley: University of California Press, 2002.

BRISSAC, Nelson. Paisagens críticas. Robert Smithson: arte, ciência e indústria. São Paulo: EDUC, 2010.

Publicado
17-07-2019
Como Citar
Stalbaum, B., de Almeida, J., Poole, P., & da Silva, C. (2019). Calzona Collective. Visualidades, 17, 15. Recuperado de https://www.revistas.ufg.br/VISUAL/article/view/54480
Seção
Relato de Pesquisa