Imagens de referência e sua potência pedagógica no ensino de Artes Visuais

Autores

  • Lucas Pacheco Brum Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.5216/vis.v18.53629

Palavras-chave:

Imagens de referência, Potência pedagógica, Cultura visual

Resumo

O presente texto é um recorte da minha pesquisa de mestrado, desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Arte – PPG-ARTE, da Universidade de Brasília – UnB.  O artigo trata sobre o conceito de imagens de referência, o qual está relacionado às imagens mais importantes e significativas dos/as estudantes que circulam em suas mídias sociais e que, de algum modo, produzem sentidos e influências em suas vidas cotidianas. A discussão realizada aqui é a respeito da formulação do conceito, bem como de sua potência pedagógica, para o processo de ensino/aprendizagem em Artes Visuais, tendo como bases teóricas as concepções da Cultura Visual e da Educação da Cultural Visual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas Pacheco Brum, Universidade de Brasília

Lucas Pacheco Brum, Mestre em Arte Contemporânea pela Universidade de Brasília – UnB, Especialista em Processos e Produtos Criativos pela Universidade Federal de Goiás – UFG, Licenciado em Artes Visuais pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – UERGS e Normalista pelo Instituto Estadual de Educação Osmar Poppe. < lukaspachecobrum@yahoo.com >.

Referências

BRUM, Lucas Pacheco. Imagens de referência: uma trama entre cultura visual e a educação da cultura visual. Dissertação (Mestrado em Educação em Artes Visuais) – Universidade de Brasília – UnB. Brasília, 2017.

CHARRÉU, Leonardo. Cultura Visual: rupturas com inércias e ignorâncias curriculares. In: MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene. (Orgs.). Educação da cultura visual: conceitos e contextos. Santa Maria: Ed. da UFSM, 2011, p. 113 - 128.

DUNCUM, P. Por que a arte educação precisa mudar e o que podemos fazer. In: MARTINS, R.; TOURINHO, I. (Orgs.). Educação da Cultura Visual: conceitos e contextos. Santa Maria: Ed. da UFSM, 2011, p. 15 - 30.

DIAS, Belidson. ARRASTÃO: o cotidiano espetacular e práticas pedagógicas críticas. In: MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene. (Orgs.). Culturas das imagens: desafio para a arte e para educação. Santa Maria: Ed. da UFSM, 2012, p. 55 – 73.

_____________. O i/mundo da educação da cultura visual. Brasília: Pós-graduação em arte da Universidade de Brasília, 2011.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 21ª Edição - São Paulo. Editora Paz e Terra, 2002.

GÓMEZ, Pérez. A cultura escolar na sociedade neoliberal. Porto Alegre: ARTMED Editora, 2001.

HERNÁNDEZ, Fernando. Catadores da Cultura Visual: proposta para uma nova narrativa educativa. Tradução: Ana Duarte. Porto Alegre: Mediação, 2007.

_____________. Cultura Visual, Mudança Educativa e Projeto de Trabalho. Porto Alegre: Artmed, 2000.

_____________. A Cultura Visual como um convite à deslocalização do olhar e ao reposicionamento do sujeito. In: MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene. (Orgs.). Educação da Cultura Visual: conceitos e contextos. Santa Maria: Ed. da UFSM, 2011, p. 31 - 49.

MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene. (Orgs.). Educação da Cultura Visual: conceitos e contextos. Santa Maria: Ed. da UFSM, 2011a.

_____________. Imagem, identidade e escola. In: Salto para o futuro: Cultura Visualidade e escola. Ano XXI Boletim 09 – Ago 2011b, p. 15 - 21.

_____________. Das belas artes à cultura visual: enfoques e deslocamentos. In: MARTINS, Raimundo (Org.). Visualidade e Educação. Coleção Desenrêdos. Goiânia: FUNAPE, 2008, p. 25 - 35.

_____________. A cultura visual e a construção social da arte, da imagem e das práticas do ver. In: Oliveira, M. (Org.). Arte, educação e cultura. Santa Maria: Ed. da UFSM, 2007a, p. 19 - 40.

_____________. Por que e como falamos de cultura visual? Revista Visualidades. V. 4, n. 1 e 2. Goiás, Ibict, 2006.

MÉNDEZ, Maria Del Rosario Fernández Tatiana. O evento artístico como pedagógico. Tese (Doutorado em Educação em Artes Visuais) – Universidade de Brasília - UnB. Brasília, 2015.

TOURINHO, Irene; MARTINS, Raimundo. Circunstâncias e ingerências da Cultura Visual. In: MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene. (Orgs.). Educação da Cultura Visual: conceitos e contextos. Santa Maria: Ed. da UFSM, 2011, p. 51 - 68.

_____________. Imagem, identidade e escola. In: Salto para o futuro: Cultura Visual e Escola. Ano XXI Boletim 09 – Ago 2011b.

TOURINHO, Irene; MARTINS, Raimundo. ENTREVIDAS DAS IMAGENS NA ARTE E NA EDUCAÇÃO. In: MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene. (Orgs.). Cultura das Imagens. Santa Maria: Ed. da UFSM, 2012, p. 09 - 13.

TAVIN, Kevin M.. Fundamentos de cultura visual e pedagogia pública na/como arte-educação. In: MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene. (Orgs.). Educação da cultura visual: conceitos e contextos. Santa Maria: Ed. da UFSM, 2011, p. 153 - 174.

Downloads

Publicado

2020-06-24

Como Citar

BRUM, L. P. Imagens de referência e sua potência pedagógica no ensino de Artes Visuais. Visualidades, Goiânia, v. 18, p. 19, 2020. DOI: 10.5216/vis.v18.53629. Disponível em: https://revistas.ufg.br/VISUAL/article/view/53629. Acesso em: 19 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos