Marfins góticos: novos estudos

  • Flavia Galli Tatsch Universidade Federal de São Paulo
Palavras-chave: Marfins góticos, Gothic Ivory Project, Medieval Ivory Carvings. 1200-1550

Resumo

Nos últimos vinte anos, estudos inovadores vêm resgatando a importância e os significados dos objetos entalhados em marfim elaborados durante o gótico europeu. Entre eles encontram-se Gothic Ivory Project, site que reúne mais de 5.000 peças e o catálogo Medieval Ivory Carvings. 1200-1550, publicado pelo Victoria & Albert Museum em 2014 .

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flavia Galli Tatsch, Universidade Federal de São Paulo

Flavia Galli Tatsch

gtflavia@gmail.com

Doutora em História pela Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP. Professora nos programas de graduação e pós-graduação do Departamento de História da Arte da Universidade Federal de São Paulo/UNIFESP. Vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Históira da Arte/UNIFESP. Responsável pelo Núcleo de Pesquisa História da Arte da EFLCH/UNIFESP no Laboratório de Estudos Medievais -  LEME. Tem como principais temas de pesquisa: história e imagens; arte medieval; cultura visual, transferências e circulações artísticas na Idade Média; gravuras tardo-medievais e proto-modernas.

Referências

BARNET, Peter (ed.). Images in Ivory. Precious objects in the Gothic Era. Princeton: Princeton University Press / The Detroit Institute of Arts, 1997.

Gothic Ivories Project. Disponível em: <http://www.gothicivories.courtauld.ac.uk/>. Acesso em 01 de dezembro de 2015.

CASTRONOVO, Simonetta; CRIVELO, Fabrizio e TOMASI, Michele (orgs). Collezioni del Museo del Museo Civico d’Arte Antica di Torino: avori medievali. Turim: L’Artistica Editrice, 2016.

DIAS, J.C., CAMPINO, A.M e PAULINO, C. Marfins Góticos. Coleção Calouste Gulbenkian. Lisboa/Londres: Museu Calouste Gulbenkian/Scala, 2015.

GUÉRIN, Sarah e DAVIES, Glyn. Intoduction. Sculpture Journal vo. 23.1 (2014), pp. 7-12. Disponível em :

<https://www.academia.edu/7875395/Introduction_to_New_Work_on_Old_Bones_Recent_Studies_in_Gothic_Ivories>. Acesso em 10 de março de 2015.

KOECHLIN, Raymond. Les ivories gothiques français. Paris : Auguste Picard, 1924.

LOWDEN, J. Medieval and Later ivories in the Courtauld Institute. Londres: Courtauld Institute Galleries, 2013.

LOWDEN, J. e CHERRY, J. Medieval Ivories and Works of Art. The Thomson Collection at the Art Gallery of Ontario. Ontario: Art Gallery of Ontario, 2008.

LONGHURST, Elizabeth. Catalogue of Carvings in Ivory. 2 vols. Londres: Victoria and Albert Museum, 1927-29.

RANDALL Jr, Richard. Masterpieces of Ivory. From The Walters Art Galley. Baltimore: Walters Art Gallery, 1985.

TOMASI, Michele. Les ivoires gothiques: foisonnement et renouveau des études. Perspective. Actualité en histoire de l’art, 1 (2017), pp. 153-160.

WILLIAMSON, Paul. “Avori italiani e avori francesi”. In: PACE, V. e BAGNOLI, M. (eds.). Il gotico europeo in Italia. Nápoles: Electa Napoli, 1994, pp. 293-298.

WILLIAMSON, Paul e DAVIES, Glyn. Medieval Ivory Carvings 1200-1550. 2 vols. Londres: V & A Publishing, 2014.

YVARD, Catheryne. Preface. In: YVARD, Catheryne (ed.). Gothic Ivory Sculpture. Content and Context. Londres: The Courtauld Institute of Art, 2017, pp. 11-15.

Disponível em:

<http://courtauld.ac.uk/wp-content/uploads/2017/cbo/Preface.GothicIvorySculpture.pdf>. Acesso em 10 de agosto de 2017.

Publicado
13-12-2018
Como Citar
Tatsch, F. G. (2018). Marfins góticos: novos estudos. Visualidades, 16(2). Recuperado de https://www.revistas.ufg.br/VISUAL/article/view/50476
Seção
Resenhas