Marfins góticos: novos estudos
Resumo
Nos últimos vinte anos, estudos inovadores vêm resgatando a importância e os significados dos objetos entalhados em marfim elaborados durante o gótico europeu. Entre eles encontram-se Gothic Ivory Project, site que reúne mais de 5.000 peças e o catálogo Medieval Ivory Carvings. 1200-1550, publicado pelo Victoria & Albert Museum em 2014 .
Downloads
Referências
BARNET, Peter (ed.). Images in Ivory. Precious objects in the Gothic Era. Princeton: Princeton University Press / The Detroit Institute of Arts, 1997.
Gothic Ivories Project. Disponível em: <http://www.gothicivories.courtauld.ac.uk/>. Acesso em 01 de dezembro de 2015.
CASTRONOVO, Simonetta; CRIVELO, Fabrizio e TOMASI, Michele (orgs). Collezioni del Museo del Museo Civico d’Arte Antica di Torino: avori medievali. Turim: L’Artistica Editrice, 2016.
DIAS, J.C., CAMPINO, A.M e PAULINO, C. Marfins Góticos. Coleção Calouste Gulbenkian. Lisboa/Londres: Museu Calouste Gulbenkian/Scala, 2015.
GUÉRIN, Sarah e DAVIES, Glyn. Intoduction. Sculpture Journal vo. 23.1 (2014), pp. 7-12. Disponível em :
<https://www.academia.edu/7875395/Introduction_to_New_Work_on_Old_Bones_Recent_Studies_in_Gothic_Ivories>. Acesso em 10 de março de 2015.
KOECHLIN, Raymond. Les ivories gothiques français. Paris : Auguste Picard, 1924.
LOWDEN, J. Medieval and Later ivories in the Courtauld Institute. Londres: Courtauld Institute Galleries, 2013.
LOWDEN, J. e CHERRY, J. Medieval Ivories and Works of Art. The Thomson Collection at the Art Gallery of Ontario. Ontario: Art Gallery of Ontario, 2008.
LONGHURST, Elizabeth. Catalogue of Carvings in Ivory. 2 vols. Londres: Victoria and Albert Museum, 1927-29.
RANDALL Jr, Richard. Masterpieces of Ivory. From The Walters Art Galley. Baltimore: Walters Art Gallery, 1985.
TOMASI, Michele. Les ivoires gothiques: foisonnement et renouveau des études. Perspective. Actualité en histoire de l’art, 1 (2017), pp. 153-160.
WILLIAMSON, Paul. “Avori italiani e avori francesi”. In: PACE, V. e BAGNOLI, M. (eds.). Il gotico europeo in Italia. Nápoles: Electa Napoli, 1994, pp. 293-298.
WILLIAMSON, Paul e DAVIES, Glyn. Medieval Ivory Carvings 1200-1550. 2 vols. Londres: V & A Publishing, 2014.
YVARD, Catheryne. Preface. In: YVARD, Catheryne (ed.). Gothic Ivory Sculpture. Content and Context. Londres: The Courtauld Institute of Art, 2017, pp. 11-15.
Disponível em:
<http://courtauld.ac.uk/wp-content/uploads/2017/cbo/Preface.GothicIvorySculpture.pdf>. Acesso em 10 de agosto de 2017.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Visualidades e publicaremos a correção num dos próximos números.