A presença do corpo clássico em manifestações da arte e da cultura contemporâneas

Palavras-chave: Corpo, Idealização, Fragilidade

Resumo

Se a estética do corpo ocupa um lugar de destaque no mundo atual, isso se deve muito às raízes clássicas de nossa cultura ocidental, assim como aos desdobramentos nem sempre positivos dessa influência ao longo dos séculos. A partir de uma abordagem ampliada do conceito de clássico, proposta por Omar Calabrese, faremos uma viagem guiada por diferentes objetos culturais, motivados pela estrutura do Atlas Mnemosyne de Aby Warburg, aproximando criticamente imagens separadas no tempo e no espaço sem qualquer restrição estético-formal, histórico-cronológica ou iconográfica. Desse trajeto desdobram-se análises do corpo clássico não apenas em relação a padrões estéticos e seus ecos visuais na arte e na cultura contemporâneas, mas também um olhar atento para as dimensões éticas e conceituais dessa produção.

 

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Biografia do Autor

Ricardo Coelho, Universidade Federal de São João del-Rei - UFSJ

Doutor em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Unesp (2015), tendo realizado parte da Pesquisa na Universitat de Barcelona (2014) com subvenção da CAPES; Mestre em Artes Visuais pela Unesp (2003); Bacharel em Artes Plásticas pela Unesp (1999). Professor Adjunto no Departamente de Arquitetura, Urbanismo e Artes Aplicadas (DAUAP) da Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ), sendo o atual Coordenador do Curso de Artes Aplicadas. Autor dos Livros "O que há de humano em nós" (2016) e  "Em trânsito" (2012). Atuou como coordenador da área de Artes Plásticas no Inverno Cultural desta instituição entre a 23ª e 26ª edições, sendo o responsável pela curadoria e expografia das mostras "Todo lugar é aqui" (2013), "Sherazade" (2012), "Sentidos do corpo" (2011) e "Paisagens Sonoras" (2010). Foi o idealizador e o curador da I e II "Mostra Ensaios de Arte e Cultura", respectivamente no 25º e 26º Invernos Culturais da UFSJ. Atuou como curador de artes visuais e designer de exposições no Artes Vertentes - II Festival Internacional de Artes de Tiradentes (2013). Realizou a análise e coordenou o processo de reestruturação do Plano Pedagógico do "Bacharelado em Artes Aplicadas: ênfase em cerâmica" credenciado em 2013 com nota 5 pelo MEC. Foi coordenador pró-tempore no Curso de Educação Artística-Licenciatura Plena no Centro Universitário Metropolitano de São Paulo (UNIMESP) entre abril e junho de 2009, ministrando aulas como professor mestre de julho de 2006 a junho de 2009. Atuou como Educador de Artes Plásticas na ABA - Associação Beneficente Allianz entre janeiro de 2005 e julho de 2009; como monitor de educação profissional III no Senac São Paulo entre setembro de 2004 e julho de 2009, atuando como consultor responsável pela seleção de equipe e coordenação no desenvolvimento do curso de graduação "Bacharelado em Design - Habilitação em Artes Visuais" oferecido pelo Centro Acadêmico Senac a partir de 2008 e credenciado com nota 5 pelo MEC. Artista multimídia, desenvolve trabalhos nas linguagens do vídeo, vídeo-instalação, fotografia, pintura, gravura e desenho. É integrante da "OSSO Videoarte" e foi membro do "grupo COMfluencia".

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Filmes

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Malévola. Direção de Robert Stromberg. Walt Disney Pictures, 2014. 1 DVD (97 min.), colorido, v.o. inglês, leg. português

Surplus: Terrorized into Being Consumers. Direção de Erik Gandini. Atmo Films, 2003. 1 DVD (54 min.), colorido. v.o inglês/espanhol, leg. português

Publicado
25-07-2019
Como Citar
Coelho, R. (2019). A presença do corpo clássico em manifestações da arte e da cultura contemporâneas. Visualidades, 17, 32. https://doi.org/10.5216/vis.v17.50382
Seção
Artigos