A eficácia da presença na cena contemporânea mediada pela tecnologia: o caso Play Me

  • Mariana Lima Muniz Professora Titular da Escola de Belas Artes da UFMG http://orcid.org/0000-0003-3807-5860
  • Carlos Henrique Falci Escola de Belas Artes UFMG
Palavras-chave: telepresença, teatro contemporâneo, mediação

Resumo

Como pensar numa presença mediada pela tecnologia na cena teatral contemporânea e sua eficácia, enquanto efetuação de ações e afetos? Tal pergunta nos parece simplificar uma questão mais ampla e multifacetada. Pretendemos apresentar uma reflexão sobre a eficácia do conceito de presença no teatro a partir da análise da webvideoperformance Play Me de Rodrigo Campos em suas duas versões: para teatro e para internet. Propomo-nos a verificar como a noção de telepresença é capaz de sustentar uma multiplicidade de presenças no teatro.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana Lima Muniz, Professora Titular da Escola de Belas Artes da UFMG
Doutora em História, Teoria e Prática do Teatro pela Universidad de Alcalá (Espanha). Pós-doutorado em História e Crítica do Teatro na Universidad de Buenos Aires (Argentina). Professora Titular da Escola de Belas Artes da UFMG
Carlos Henrique Falci, Escola de Belas Artes UFMG
Professor da Universidade Federal de Minas Gerais, atuando no programa de Pós-Graduação em Artes e no curso de Cinema de Animação e Arte Digital. Doutor em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Referências

BROOK, Peter. El espacio vacío. Barcelona: Ediciones Península, 1994.

CAMPOS, Rodrigo. Belo Horizonte, Brasil, 13 de mar. 2016. 1 arquivo de áudio (70 minutos). Entrevista concedida a Mariana Lima Muniz.

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 1998.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia. Vol. 1. São Paulo: Ed. 34, 1995.

DUBATTI, Jorge. El convívio teatral: teoria y prática del Teatro Comparado. Buenos Aires: Atuel, 2003

DUBATTI, Jorge. Filosofia del Teatro I: convívio, experiência, subjetividad. Buenos Aires: Atuel, 2007.

KARTUN, Mauricio. En la cocina de Mauricio Kartun: apuntes del Seminario de Desmontaje a Ala de criados. In: Ala de criados. Buenos Aires: Atuel, Col. Biblioteca del Espectador, 2010.

LATOUR, Bruno. A esperança de Pandora: ensaios sobre a realidade dos estudos científicos. Bauru: EDUSC, 2001.

WEISSBERG, Jean-Louis. Présences à distance: déplacement virtuel et réseaux numériques: porquoi nous ne croyons plus à la télévision. Paris: Ed. L’Harmattan, 2000.

WEISSBERG, Jean-Louis. Paradoxos da teleinformática. In: PARENTE, André (org). Tramas da rede: novas dimensões filosóficas, estéticas e políticas da comunicação. Porto Alegre: Sulina, 2004.

Publicado
13-12-2018
Como Citar
Muniz, M. L., & Falci, C. H. (2018). A eficácia da presença na cena contemporânea mediada pela tecnologia: o caso Play Me. Visualidades, 16(2). https://doi.org/10.5216/vis.v16i2.48603
Seção
Artigos